PELOTAS RECEBE COMITIVA DE EMPRESÁRIOS DA HOLANDA

126
Investidores têm interesse no desenvolvimento de portos sustentáveis e energias renováveis. Foto: Michel Corvello – Divulgação

A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), participou de reunião com lideranças empresariais, políticas e diplomáticas do Reino dos Países Baixos, na charqueada da Boa Vista, no último domingo, 03.04. O grupo holandês, que tem interesse em investir no desenvolvimento de portos sustentáveis e energias renováveis, acompanhou a apresentação da gestora sobre o município, com destaque para a história de Pelotas e todos os avanços da cidade desde 2017.

“Vivemos em uma região caracterizada pela proximidade entre os municípios e na forma como eles se complementam. Somos polo educacional e em saúde, além de termos uma produção agrícola modelo voltada para a sustentabilidade. Por esses e outros fatores, temos condições de receber as lideranças presentes com a expectativa de bons negócios, que resultem em efeitos positivos, tanto para o Reino dos Países Baixos quanto para nossa região”, afirmou a prefeita durante apresentação.

Dentre os pontos positivos do município, comentados pela gestora, somados a saúde e educação, destacaram-se o orçamento de R$ 1,9 bilhão anual, mais de 70 quilômetros de ruas pavimentadas desde 2017, 99,9% de água potável e 100% de coleta de resíduos sólidos, chegando a mais de seis mil toneladas recolhidas por mês.

A missão holandesa segue suas reuniões de negócios nesta segunda-feira (4), na Tecon, em Rio Grande. Essas cerimônias integram a iniciativa Green Ports Partnership (GPP), acordo de portos verdes assinado em 2023 pelos governos do Brasil e do Reino dos Países Baixos.

Estavam presentes no encontro, o secretário estadual de Sistema Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco (MDB), o embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, a vice-embaixadora dos Países Baixos, Afke Mulder, o vice-prefeito de Rotterdam, Robert Simons, e o chefe do escritório holandês de negócios na região Sul do Brasil, Caspar van Rijnbach.