EX-PRESIDENTE DO URUGUAI RECEBE TÍTULO DE DOUTOR ‘HONORIS CAUSA’ DA UFPEL

111
O discurso de Mujica versou sobre a natureza humana, a luta pela sobrevivência, a natureza social dos humanos, a organização social em civilização e o egoísmo que, segundo ele, impede que as civilizações se unam por um bem comum. Foto: UFPEL

O ex-presidente do Uruguai e Senador da República, José Alberto Mujica Cordano (Pepe Mujica), recebeu, na última sexta-feira (19), em sessão conjunta dos Conselhos Superiores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL.

A cerimônia foi realizada em Rivera no Uruguai, na Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC), a pedido de Pepe Mujica. A concessão da honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consun) e pelo Conselho Diretor (Condir) e a proposição partiu do Centro de Integração do Mercosul (CIM) da UFPel.

O evento teve início com uma apresentação do Mestre Griô Dilermando Freitas, luthier do Tambor de Sopapo, instrumento desenvolvido pelos escravos nas charqueadas de Pelotas, confeccionado com casca de árvore e couro de cavalo.

Na sequência, a reitora Isabela Andrade abriu a cerimônia com uma saudação às pessoas presentes. “Este final de tarde ficará marcado na memória de cada um e de cada uma que está aqui presente e que terá o privilégio de, junto com a UFPel, prestar essa singela homenagem a uma pessoa tão especial”, destacou.

A vice-reitora da UFPel, Ursula Rosa da Silva, destacou que o momento pode ser traduzido pela palavra paixão, tendo em vista que as pessoas são apaixonadas por Pepe Mujica. “Pepe é um grande exemplo de pessoa que consegue lutar por direitos humanos, justiça social e democracia. Resistiu bravamente aos movimentos da ditadura e, como um jardineiro, sempre plantou a esperança, a luta e a vontade dessa luta em cada companheiro. Ele planta hoje a esperança para os nossos jovens”, ressaltou.

A reitora da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Lucia Campos Pellada, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), destacou que Pepe Mujica é um exemplo de liderança e de postura humana que o mundo precisa. Dirigindo-se ao homenageado, ela disse: “Muito obrigada por ser quem é, muito obrigada por nos inspirar sempre a defender a educação como uma forma mais poderosa de semear o futuro”.

O diretor do CIM, Javier Luzardo, fez a apresentação da proposta e do homenageado, contanto um pouco sobre a trajetória do homenageado. “A visão humanista de Mujica ressoa profundamente com os ideais que nós da Universidade Federal de Pelotas aspiramos cultivar, nossa instituição sempre se pautou na crença de que a educação é a base para uma sociedade mais justa e igualitária, as bandeiras defendidas por Mujica colocam o bem-estar humano e a preservação do planeta acima do materialismo e do consumo desmedido e enlouquecedor, inspiram nossos esforços e reafirmam o nosso compromisso com a busca por dias melhores”, salientou.

Na sequência ocorreu a assinatura e a entrega do diploma de Doutor Honoris Causa a Pepe Mujica pela reitora e vice-reitora da UFPel.

O discurso de Mujica versou sobre a natureza humana, a luta pela sobrevivência, a natureza social dos humanos, a organização social em civilização e o egoísmo que, segundo ele, impede que as civilizações se unam por um bem comum. “Sigo confiando em los hombres, a pesar que todos los días me deconcertan”, disse lembrando a importância da educação.

Representando o Ministério da Educação, a diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior (SESU), Tânia Mara Francisco, também se dirigiu diretamente a Pepe Mujica em sua fala. “É um prazer ouvir e aprender com a sabedoria de suas palavras. O seu coração é humanístico, voltado para a sociedade e pensando nas pessoas no mundo. Seria muito bom que todas as pessoas tivessem esse sentimento de mudar o mundo e tornar a sociedade mais agradável, onde todas as pessoas tivessem direito às mesmas coisas”, falou.

Ao finalizar a cerimônia, a reitora Isabela Andrade ressaltou a importância da homenagem à figura de Pepe Mujica. “É difícil conter a emoção após essa fala que acalenta o coração e que nos encheu de energia para seguirmos construindo um mundo melhor para todas as pessoas”, disse.