PREFEITA DE PELOTAS PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL URBAN95

125
Com atividades descentralizadas em diversos espaços da capital pernambucana, a programação do Encontro prevê momentos de trocas e lições aprendidas entre gestores sobre os avanços na construção de políticas públicas para bebês, crianças e cuidadores. Foto: Marlon Diego

Atividade realizada na cidade de Recife (PE) reúne representantes de 27 municípios brasileiros que integram a Rede de Cidades Para as Crianças

A prefeita Paula Mascarenhas participa, nesta semana, do Encontro Nacional Urban95, na cidade de Recife, Pernambuco. Com representantes de 27 municípios brasileiros, a atividade promove o compartilhamento de experiências exitosas em programas e políticas públicas voltados à temática da primeira infância. Qualificar os espaços públicos e tornar a cidade mais acessível para as crianças é o objetivo do evento.

“Estamos vivenciando aqui, de forma coletiva, uma série de atividades em prol do desenvolvimento infantil. Fizemos hoje algumas visitas nos centros de juventude, nos ambientes destinados à primeira infância e nos espaços de formação de cuidadores. Tivemos ainda, ao longo do dia, uma reunião com o prefeito João Campos, de Recife, e com os demais participantes do evento”, comentou a chefe do Executivo.

Com atividades descentralizadas em diversos espaços da capital pernambucana, a programação do Encontro prevê momentos de trocas e lições aprendidas entre gestores sobre os avanços na construção de políticas públicas para bebês, crianças e cuidadores. Recife foi uma das primeiras cidades brasileiras a ter uma Secretaria Executiva para a Primeira Infância e um Plano Municipal da Primeira Infância, tornando-se referência em governança e sustentabilidade para essa faixa etária.

Em março do ano passado, Pelotas passou a integrar a Rede Brasileira de Cidade das Crianças. A adesão representa mais um compromisso do Município com a priorização de políticas focadas no protagonismo das infâncias e no desenvolvimento infantil. A criação do programa Pelotas Cidade das Crianças, por exemplo, demonstra o envolvimento do Poder Público com a construção de uma cidade mais colorida, inclusiva, divertida e mais segura para as crianças.

Além das cidades que compõem a Rede, participam do evento representantes da Urban95, como a Fundação Van Leer, do idealizador da iniciativa no Brasil, o Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip) e dos parceiros técnicos Estúdio +1, Espaço Àra, Alana, Allma, Ateliê Navio, Descobrir Brincando, Lab da Cidade, Coletivo Mãos, Ikone e Coletivo Taboa.

O Encontro Urban95 é organizado pela Fundação Van Leer em parceria com a prefeitura de Recife e a Agência Recife para Inovação e Estratégias (Aries), com apoio logístico do Centro de Criação de Imagem Popular.