NOVAS TARIFAS DOS PEDÁGIOS NA REGIÃO SUL JÁ ESTÃO VIGORANDO

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O aumento da tarifa de pedágio foi de 28,9 %. Foto: Divulgação Ecosul
Reajuste entrou em vigor na segunda-feira (1º) e elevou em 28,9% as tarifas de cinco praças de pedágios administradas pela Ecosul. 

As tarifas em cinco praças de pedágios administradas pela Ecosul, no Polo Rodoviário de Pelotas tiveram aumento de 28,9% desde ontem, segunda-feira (1º). Com o reajuste, aprovado em novembro pela Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), os valores pagos por carros de passeio sobem de R$ 15,20 para R$ 19,60. Os motoristas que trafegam pela BR-116 vão observar o aumento em três pontos: Cristal, Pelotas e Capão do Leão. Outras duas praças localizadas em trechos da BR-392 , entre Rio Grande e Canguçu, também apresentam tarifas reajustadas.

Na última sexta-feira (29), o governo do RS solicitou à União a reavaliação da decisão. Em ofício encaminhado pelo vice-governador, Gabriel Souza (MDB) ao Ministério dos Transportes e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o governo manifestou preocupação com os efeitos do aumento da tarifa. Souza deve participar, ainda este mês, de audiência em Brasília para discutir o assunto. Conforme o executivo estadual, o novo valor a ser pago nas praças de pedágio tem como principal finalidade recompor os índices inflacionários dos últimos dois anos. Em novembro de 2022, os valores das tarifas passaram pelo último reajuste, subindo de R$12,30 para R$15, 20.

NOVOS VALORES 

VEÍCULOTARIFA
CARROSR$ 19,60
AUTOMÓVEIS 3 EIXOSR$ 29,30
AUTOMÓVEIS 4 EIXOSR$ 39,10
CAMINHÃO 2 EIXOS/ÔNIBUSR$ 39,10
CAMINHÃO 3 EIXOSR$ 58,70
CAMINHÃO 4 EIXOSR$ 78,20
CAMINHÃO 5 EIXOSR$ 97,80
CAMINHÃO 6 EIXOSR$117,40

Fonte: Diário Oficial da União

Ecosul confirma apresentação de proposta com base na Portaria 848/202

A concessionária Ecosul confirma a apresentação de uma proposta com base na Portaria 848/2023, do Ministério dos Transportes, relativa à nova política para readaptação e otimização de contratos de concessão rodoviária do Governo Federal, publicada em setembro.

De acordo com o Ministério dos Transportes, as diretrizes da portaria têm como pilares básicos a defesa do interesse público; a viabilidade técnica, econômica e jurídica; a execução, em curto prazo, de investimentos que tenham por objetivo garantir a trafegabilidade e fluidez segura da rodovia, com a melhoria da capacidade do nível de serviço; e a modicidade tarifária.

Dessa forma, seria possível atualizar o contrato de concessão da Ecosul de acordo com a política pública vigente, além de promover a redução das tarifas praticadas nas cinco praças de pedágio do Polo Rodoviário Pelotas e a execução de importantes obras para qualificar a logística nas BRs 116 e 392.

No momento, a empresa não pode fornecer maiores detalhes da proposta, conforme orientação do Ministério dos Transportes. Mas adianta abaixo os principais pontos de melhorias no contrato e vantagens apresentadas ao ministério:

· Redução imediata da tarifa de pedágio e modernização operacional e regulatória, passando o contrato da Ecosul para os mesmos parâmetros dos contratos mais modernos geridos pela ANTT.

· Redução da TIR (taxa interna de retorno) da concessionária, tornando o contrato mais adequado às atuais taxas de juros.

· Alteração do indicador de reajuste tarifário para IPCA ao invés da atual fórmula paramétrica que, historicamente reajusta o valor acima da inflação.

· Duplicação do BR-392 entre os quilômetros 0 e 9 (Denominado pelo DNIT como lote 4). Obra fundamental para melhoria do acesso rodoviário e ferroviário ao Porto de Rio Grande.

· Recuperação da ponte sobre o canal São Gonçalo entre os municípios de Pelotas e Rio Grande, interditada desde a década de 1970.

· Cronograma acelerado: previsão de que as obras de duplicação do lote 4 BR-392 (km 0 ao 9) e da Ponte sobre São Gonçalo sejam concluídas até 2027.

· Execução de três novas pontes na BR-116 para minimizar riscos associados a eventos climáticos adversos (chuvas intensas).

· Implantação de um pátio de parada e descanso para caminhoneiros em Rio Grande, para apoiar também as operações do Porto.

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