PORTOS RS LANÇA SISTEMA DE CONTROLE DE TRÁFEGO DE EMBARCAÇÕES

97
Software oferece modernos painéis com os principais indicadores da operação portuária – Foto: Divulgação Portos RS

Sistema será disponibilizado acesso à comunidade portuária

Em um ato especial realizado em seu estande na Intermodal, a Portos RS apresentou oficialmente seu sistema de controle de tráfego de embarcações. Desenvolvido pela empresa Technomar Engenharia, o processo de implantação é formado por etapas. Atualmente, encontra-se na fase de Local Port Service (LPS) para, posteriormente, adquirir a homologação de Vessel Traffic Service, conhecido popularmente pela sigla VTS.

Por meio desse sistema, denominado Technomar Traffic Service, haverá um efetivo incremento na segurança e eficiência da navegação, segurança da vida no mar e proteção do meio ambiente no porto, além de contribuir com a inteligência portuária e digitalização (VTMIS). O sistema foi desenvolvido com as mais recentes tecnologias de mercado para compilação e tratamento de dados de navegação marítima.

Desde a assinatura do contrato para a implementação do serviço, durante a primeira edição do Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul, no ano passado, a Portos RS e o Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo trabalharam de forma conjunta com a empresa especializada para colocar a tecnologia em funcionamento.

A Technomar Engenharia é a responsável pelo software. Por meio dele, é possível disponibilizar modernos dashboards com os principais indicadores da operação portuária e gerar estatísticas de não conformidade de navegação, indicadores de eficiência operacional e recursos de playback de manobras para estudos de incidentes e treinamentos.

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, destacou a importância de trazer a tecnologia em favor dos processos de tomada decisão. “Para a Portos RS, como autoridade portuária, é fundamental ter informação e conhecimento para buscar as melhores resoluções. E essa relação construída junto com o APL de implementação do VTS, além de trazer a tecnologia no dia a dia portuário, potencializa os processos de inovação dentro dos portos gaúchos”, afirmou.

O diretor de monitoramento portuário da Technomar, Felipe Rateiro, comentou sobre as potencialidades do software. “O Technomar Traffic Service pode ser utilizado também pensando em funcionalidades comerciais. Por exemplo, com a visualização do market share dos usuários do porto e a geração de dados em tempo real e de maneira automatizada para cobrança de tarifas portuárias. São diferenciais que podem alavancar os negócios da empresa”, afirmou.

Algumas funcionalidades do sistema já podem ser consultadas por operadores portuários e pela comunidade em geral diretamente no site da Portos RS. O botão de acesso, denominado Portos RS VTS, está disponível no rodapé da página, junto aos links de acesso aos serviços de suporte, como Porto Sem Papel (PSP), Processos Administrativos (Proa) e Acesso à Informação.

Texto: Ascom Portos RS
Edição: Secom