TREZE E O CORONAVÍRUS: DEPUTADO OSMAR TERRA, EM ENTREVISTA AO PROGRAMA, DIZ QUE QUARENTENA NÃO TEM SENTIDO – Podcast

397

Nome de Osmar Terra chegou a ser cogitado para o Ministério da Saúde no lugar de Mandetta

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) disse em entrevista ao Treze Horas, da R.U., nesta quarta-feira, que o isolamento social ou quarentena de nada adiantam contra o Coronavírus – Covid-19. – “Eu tenho me preocupado porque está um pânico muito grande na população. Tudo isso alimentando pânico da população”, disse ao Treze. “Essa epidemia não vai ser mais grave do que todas as epidemias de inverno que temos juntas…” salientou. Ainda segundo Osmar Terra, os cálculos de letalidade ou de atividade econômica podem ser feitos com base na situação chinesa. “Não parou a atividade econômica da China — bloqueou a província (de Hubei, onde foram registrados os primeiros casos), desbloqueou. Ali que dá para prever como vai ser a epidemia nos países”, explicou.

 

Para o deputado Terra, a pandemia “não é o apocalipse”. O vírus, diz, “não obedece decreto do governador — ele vai infectando com uma velocidade assombrosa”, em referência ao chamado efeito rebanho, no qual a população tende a desenvolver anticorpos frente ao contágio. “Já está assombrando o mundo todo. Ele se propaga através dos portadores assintomáticos. Quase 99% dos portadores do vírus não vão ter sintomas. Vão estar contaminando, depois criando anticorpos para cumprir o rito de todas as epidemias virais”, alegou ainda Terra, que acredita que “nós já estamos chegando perto do efeito rebanho”!

Osmar Terra, que foi demitido do Ministério da Cidadania em fevereiro para dar lugar a Onyx Lorenzoni, (O Treze Horas esteve em Brasília transmitindo as cerimônias) esteve entre os nomes que chegara a ser cogitados pelo presidente Jair Bolsonaro para substituir Luiz Henrique Mandetta na chefia do Ministério da Saúde. Terra ocupa hoje a caddeira de Deputado Federal pelo MDB do Rio Grande do Sul. Ele jpa ocupou a Secretaria de Saúde do RS por oito anos e foi prefeito da cidade de Santa Rosa na região central do estado.

Confira a entrevista de Osmar Terra ao Treze Horas desta quarta-feira: