PAULA APRESENTA PLANO PARA A VILA FARROUPILHA EM LONDRES

130
Prefeita Paula Mascarenhas apresentou o projeto que será desenvolvido na Vila Farroupilha, em Pelotas, na imersão – Foto: Divulgação
PLANO DE BAIRRO COM FOCO NA PRIMEIRA INFÂNCIA E ESCUTA DA COMUNIDADE FOI SELECIONADO PARA SER APRIMORADO NA RESIDÊNCIA DA URBAN95, PROMOVIDA PELA FUNDAÇÃO BERNARD VAN LEER E A ESCOLA DE ECONOMIA E CIÊNCIA POLÍTICA DE LONDRES

No primeiro dia de residência da Urban95 Academy em Londres, nesta segunda-feira (9), a prefeita Paula Mascarenhas apresentou o plano de bairro com foco na primeira infância e com a participação da comunidade que será implementado na Vila Farroupilha. O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura e selecionado, entre iniciativas de 50 cidades do mundo, para participar da etapa presencial da qualificação promovida pela Fundação Bernard van Leer e pela Escola de Economia e Ciência Política de Londres (LSE), e ser aprimorado durante o treinamento.

Após a recepção aos grupos pela Fundação e LSE, seguida de palestra sobre primeira infância, os representantes de cada município apresentaram o seu projeto. Pelotas é a única cidade brasileira a participar do encontro, junto de Antígua, Bogotá, Joanesburgo, Lahore, Milão, Mosman Park, Mascate, Tonacatepeque, Zomba e do Estado de Alagoas. A chefe do Executivo pelotense expôs a realidade da Vila Farroupilha e a proposta de intervenção com base nas ideias da Urban95.

“É um bairro bastante vulnerável de Pelotas, que está recebendo investimentos em infraestrutura, com regularização fundiária, abertura de avenidas, pavimentação de ruas, iluminação e saneamento. Então, nós optamos por construir um bairro modelo Urban95, com a escuta da população e o desafio de engajá-la na construção do bairro e apropriação do sentido de comunidade e de cuidado”, explicou Paula.

A gestora está acompanhada da coordenadora executiva do Pacto Pelotas pela Paz, Aline Crochemore, e da secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, Carmem Roig, no evento que se estende até sexta-feira (13) e terá todas as despesas pagas pela Fundação, sem custo aos cofres do Município.

PRIMEIRO PLANO DE BAIRRO A SER EXECUTADO EM PELOTAS

A primeira fase do plano, de intervenção piloto, será a criação de estrutura de governança local, na Vila Farroupilha, com comitês com membros da comunidade, especialmente das crianças, dos cuidadores e dos adolescentes. O Poder Público estará presente nessa fase, assim como na segunda, que versa sobre o plano de bairro com foco na primeira infância, com objetivo de criar ambiente no qual a comunidade possa expressar seus sonhos e aspirações para a localidade.

Todo o desenvolvimento do projeto será vinculado às metas e indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e vai levar em consideração a inclusão social, a intersetorialidade e a sustentabilidade.