PAPA CONVOCA CARDEAIS; DOIS SÃO BRASILEIROS

283
Papa Francisco. Foto: Reprodução
Entre os cardiais a lista 16 tem direito a voto, dois deles brasileiros: Leonardo Ulrich Steiner, que é arcebispo de Manaus, e Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília

O papa Francisco organiza sua possível sucessão convocando e apossando cerca de 20 novos cardeais no próximo sábado 27. Dentre eles 16 tem direito a voto no conclave para a eleição, em caso de renúncia do pontífice, para a escolha de um novo papa. As informações são do G1.

Francisco agora com 85 anos, convidou os cardeais do mundo a participarem de uma reunião inédita de dois dias, que será depois da posse dos novos cardeais, às 16h (11h de Brasília) do sábado na Basílica de São Pedro no Vaticano.

Entre os cardiais a lista 16 tem direito a voto, dois deles brasileiros: Leonardo Ulrich Steiner, que é arcebispo de Manaus, e Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília. Ainda completando a lista de cardiais latino-americanos está Adalberto Martínez Flores, que é do Paraguai.

O papa a pouco tempo não descartou a possibilidade de sair o cargo. “A porta [à renúncia] está aberta – é uma opção normal. Mas até hoje eu não bati nessa porta. Não senti a necessidade de pensar nessa possibilidade. O que não quer dizer que daqui a dois dias eu não possa começar a pensar a respeito”, disse Francisco a jornalistas.