MORRE EMPRESÁRIO PAULO VELLINHO – EX-PRESIDENTE DA FIERGS

276

Morreu nesta quinta-feira, aos 94 anos, em Porto Alegre, o empresário Paulo Vellinho. As diretorias da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e do Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Ciergs) confirmaram o óbito.

Em nota, as entidades detalharam que Vellinho, que presidiu a Fiergs, permanecia internado no Hospital Moinhos de Vento, na capital. Até o momento, não foram divulgados as causas da morte, nem detalhes do funeral.

Por meio de nota, a Associação Comercial de Porto Alegre, na qual Vellinho era conselheiro superior, também prestou a última homenagem a amigos e familiares. No comunicado, a entidade destacou a “longa, exemplar e brilhante trajetória empreendedora de mais de 60 anos de Paulo Vellinho, que participou ativamente do processo de industrialização do País”, destacando a trajetória dele à frente da Springer, a partir dos anos 50.

Natural de Caxias do Sul, Vellinho formou-se em Química Industrial na Ufrgs, em 1949, mas direcionou a atividade à administração de empresas. Entre as companhias que dirigiu, além da Springer, destaca-se a Coemsa Ansaldo.

Além de ex-presidente da Fiergs, o empresário também presidiu a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).