LEMBRANÇAS DO 13H – 13 DE 03 DE 2013 / 13 DE 03 DE 2022: NOVE ANOS DE FRANCISCO

433

LEMBRANÇAS DO 13 H
13 de 03 de 2013 / 13 de 03 de 2022: NOVE ANOS DE FRANCISCO!

Clayton Rocha
.
Sérgio Cabral, Pablo Rodrigues e eu, testemunhas daquele histórico anoitecer romano, estávamos em missão jornalística na Praça de São Pedro e fortemente impactados por conta daquela grande novidade: um papa vindo da Argentina, o 1º papa da América!
.
Este acontecimento marcará as nossas vidas para sempre, tive a oportunidade de dizer a eles, exibindo até mesmo euforia pessoal após o anúncio de um papa latino-americano.

Temos o dever de comemorar à altura essa data inesquecível: 13 de 03 de (20)13, ao microfone do 13 H! Iremos ao restaurante Alfredo de Roma, aquele que era frequentado pelos Beatles, e pediremos vinhos honestos, pois o papa é da Argentina, acima de tudo das Américas, latino-americano pela primeira vez na história! Eles, os jornalistas pelotenses, jamais esqueceriam daquele final de noite, especialmente por ocasião da chegada da conta! Ficaram tão indignados comigo que me obrigaram a pedir ao Fábio Fonseca – o amigo dos três – que os acalmasse, numa conversa por celular que teve um oceano de distância. Relaxem, disse-lhes o Fábio lá do outro lado do Atlântico, pois esse momento inédito de vocês será transformado numa lembrança até mesmo divertida quanto aos gastos de alto impacto, todos eles aceitáveis nesta data única, esse “13 do 3” vestido de branco que ficará muito bem guardado durante uma vida inteira.

Pois nove anos depois daqueles três ” enviados” à Cidade Eterna, vale lembrar que restaram dois, Pablo Rodrigues e eu, ainda envolvidos por lembranças fortes e emblemáticas diante desse inaceitável ” Voo Livre” do Sérgio Cabral, uma das vozes entusiasmadas daquele 13 de 03 de (20)13 ao microfone do 13!
.
EU VENHO LÁ DO FIM DO MUNDO!
.
– O novo Bispo de Roma quer fazer um pedido a todos aqueles que se encontram aqui na Praça de São Pedro: Rezem por ele, pois ele vem lá do fim do mundo! ( Cardeal Jorge Mario Bergoglio, agora Francisco, o papa argentino).

MEMÓRIA 13 H
O Debate 13 Horas foi criado logo depois daqueles “3 papas em apenas 3 meses” em 2.000 anos de história da Igreja, num período de imorredouras lembranças: Paulo VI, João Paulo I e João Paulo II, entre agosto e outubro de 1978. (CR).