UFPEL E UCPEL, UMA PARCERIA HISTÓRICA A SER RESPEITADA

78
UFPEL e UCPEL, UMA PARCERIA HISTÓRICA A SER RESPEITADA
.
DELFIM MENDES SILVEIRA E DOM ANTÔNIO ZÁTTERA
.
Clayton Rocha*
.
Reitores que construíram os alicerces das duas Instituições.
Pois que se respeite a memória dos “Grandes Vultos” das nossas Academias.
.
A propósito de algumas manifestações “irresponsáveis” em Redes Sociais feitas por pessoas “superficiais”, desinformadas e movidas pelo espírito do ” quanto pior, melhor”, VALE LEMBRAR AQUI: – Dom Antônio Záttera, reitor da UCPel; e Delfim Mendes Silveira, reitor da UFPel, preocupados com o fortalecimento das relações entre UCPel e UFPel, fizeram um pedido lá atrás no tempo aos seus amigos mais íntimos: – “Vocês aceitariam promover algo ‘marcante’ que resultasse em altos benefícios à Cidade de Pelotas e que fosse capaz de fortalecer os vínculos das duas Academias?” E eu era um desses amigos.
.
Sim, respondemos! Estamos propondo a criação de uma Campanha Assistencial voltada para as áreas da Saúde, e que pode ser chamada de “12 HORAS BENEFICENTES”.
.
Dom Antônio: – “Pois sugiro uma data!”
Dr Delfim:- O senhor pode escolher a data!
Dom Antônio: -8 de agosto, a data de aniversário da UFPel.
.
ASSIM NASCEU A CAMPANHA ” 12 HORAS BENEFICENTES”, beneficiando Hospitais, Asilos, Casas de Crianças, Casas de Excepcionais, Escola Louis Braille, Albergue Noturno e CEAP  (Conselho de Entidades Assistenciais de Pelotas, este responsável por 55 entidades).
.
ABRAÇAMOS A CAUSA!
Corria o ano de 1970.
Atuamos durante 36 anos na Universidade Federal de Pelotas e tendo – sempre – muito orgulho disso: – Trabalhamos com Delfim, Ibsen, José Emílio, Ruy, Gigante, César, Inguelore, André Haack, e sempre na criação de Projetos por conta de “notáveis parcerias”, e envolvendo toda sorte de lideranças e de partidos políticos pelotenses, além de Governadores do Estado.
.
QUANDO leio nas Redes Sociais alguns ” miseráveis” depoimentos assinados por uma meia dúzia de irresponsáveis, além de analfabetos de Academia, (talvez agindo em nome de terceiros, de lideranças que preferem o ” anonimato” ) devo lembrar – e por um dever profissional – que oferecemos todos os nossos entusiasmos em favor da criação do HOSPITAL AMÍLCAR GIGANTE (Ou CENTRO DE PESQUISAS EM SAÚDE PROFESSOR AMÍLCAR GIGANTE), cujo nome foi oficializado durante reunião do Reitor César Borges – lá atrás no tempo – com o Dr. Danilo Rolim de Moura e com este Coordenador de Comunicação Social da UFPel, à época.
.
Pois a esses ” esquerdistas de aluguel”, e que se deliciam com o ataque gratuito, desconhecedores que são da própria história da UFPel, vale lembrar que na inauguração do Hospital o “Cerimonial” anunciou os dois oradores do dia : – A minha fala, em nome da Universidade Federal, saudando o dr. Amílcar; e a fala do dr. Dinar Gigante, vice-Presidente nacional do Banco do Brasil, irmão do dr Amílcar Gigante, expressando os agradecimentos em nome da sua família.
.
ABRIMOS – NOS ÚLTIMOS TEMPOS – TODOS OS ESPAÇOS POSSÍVEIS E IMAGINÁVEIS AOS SENHORES MAURO DEL PINO, PEDRO CURI HALLAL, ISABELA FERNANDES, ÚRSULA ROSA DA SILVA, JULIETA CARRICONDE FRIPP, e a tantos quantos concorreram ou concorrem aos principais cargos da UFPel. (Todos, por sinal, frequentadores assíduos do 13 Horas).
.
A RÁDIO DA UCPEL – mais o DEBATE 13 HORAS – já transmitiram todos os processos eleitorais da UFPel durante os últimos 50 ANOS, e em memoráveis jornadas; o que – por sinal – já deixou de ser feito – e há longa data – pela própria emissora da UFPEL, A RÁDIO FEDERAL FM.
.
TODO CANDIDATO é recebido com as honras e as atenções necessárias lá no “Salão Amarelo” – no entanto – temas delicados são examinados à exaustão, e sem constrangimentos. Esse processo eleitoral da UFPel – que se arrasta desde o início de 2024 – expõe a Instituição e desgasta todos os seus segmentos, causando uma sensação de improviso, de desorganização, de amadorismo eleitoral, de dúvidas eleitorais, de confusão quanto aos números oficiais, de radicalizações constrangedoras, de exibicionismos de oportunistas (que só aparecem durante os processos sucessórios); de “exposição permanente” e de demonstrações de fúrias interiores – nada recomendáveis e nem mesmo civilizadas – atitudes estas que comprometem a própria história de uma Instituição com pouco mais de 50 anos.
.
A UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS NÃO MERECE ISSO! NÃO FOI CRIADA COMO ENDEREÇO DE GUERRA, MAS SIM DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. PEDE-SE AOS SEUS SEGMENTOS, E AOS SEUS CANDIDATOS EM GERAL, QUE PELO MENOS A RESPEITEM COMO INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO RESPONSÁVEL POR TANTOS E TÃO MARCANTES EXEMPLOS DE CONQUISTAS HISTÓRICAS.
.
DEBATE 13 HORAS – ANO 46.
SEMPRE PRESENTE, A PEDIDO DE DOM ANTÔNIO ZÁTTERA, O FUNDADOR DA UCPEL, NAS BOAS E NAS MÁS HORAS DA SUA CO-IRMÃ UFPEL.
.
*Jornalista e coordenador do Treze Horas há 46 anos.
.