No fim da manhã desta terça-feira (31), foi protocolado, no Departamento de Assessoramento Legislativo, o Requerimento Diverso (RDI 1 2023) com a composição da chapa única apresentada para compor a Mesa Diretora que estará à frente da Assembleia Legislativa no primeiro ano da 56ª Legislatura. Para ser eleita na sessão desta tarde, a chapa precisa obter a maioria absoluta dos votos dos parlamentares.
A chapa é composta pelos seguintes parlamentares:
Titulares
- Presidente: Vilmar Zanchin (MDB)
- 1º Vice-presidente: Delegada Nadine (PSDB)
- 2º Vice-presidente: Valdeci Oliveira (PT)
- 1º Secretário: Adolfo Brito (PP)
- 2º Secretário: Eliana Bayer (Republicanos)
- 3º Secretário: Paparico Bacchi (PL)
- 4º Secretário: Luiz Marenco (PDT)
Suplentes
- 1º Suplente de Secretário: Edivilson Brum (MDB)
- 2º Suplente de Secretário: Dr. Thiago Duarte (União)
- 3º Suplente de Secretário: Matheus Gomes (PSOL)
- 4º Suplente de Secretário: Prof. Cláudio Branchieri (Podemos)
Acordo pluripartidário
O Regimento Interno da Casa estabelece que a Mesa Diretora seja eleita para um período de dois anos, mas um acordo pluripartidário vem garantindo, ao longo das últimas legislaturas, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente. Na 56ª Legislatura, as bancadas que devem ocupar a presidência, além do MDB, são o PP, o PT e o Republicanos.
A chapa única eleita hoje, conforme o requerimento aprovado na sessão solene, estaria à frente da ALRS até janeiro de 2025. Para ocorrer a alternância no próximo ano, a chapa deve renunciar em janeiro de 2024, quando deve ocorrer uma nova eleição para a Mesa Diretora.