DESTAQUE DE SÁBADO: BERNARDO DE SOUZA – Podcast

346
O Deputado Estadual e ex-prefeito de Pelotas, Bernardo de Souza, frequentava assiduamente o programa Treze Horas. Sempre ilustrava com seus conhecimentos, os debates do dia-a-dia. Foi homenageado pelo programa e tornou-se um amigo de todos os integrantes da mesa. Um democrata por excelência. Nosso destaque deste sábado relembra este ícone da politica pelotense. Na foto ao lado do jornalista Clayton Rocha, após um Treze Horas, já no Estúdio da Associação Comercial de Pelotas.

O Destaque de Sábado hoje relembra um ícone da política pelotense: o ex-prefeito e ex-deputado estadual Bernardo de Souza. Bernardo faleceu em 2010, mas enquanto esteve ativo na política deixou a sua marca e o seu legado. Uma referência no parlamento e na administração pública, Bernardo de Souza recebeu inúmeros reconhecimentos da comunidade pelotense, gaúcha e do programa Treze Horas, ao qual ele dedicava especial atenção pelo caráter democrático do debate, das discussões e das pautas regionais.

O Deputado Estadual e ex-prefeito de Pelotas, Bernardo de Souza, frequentava assiduamente o programa Treze Horas. Sempre ilustrava com seus conhecimentos, os debates do dia-a-dia. Foi homenageado pelo programa e tornou-se um amigo de todos os integrantes da mesa. Um democrata por excelência. Nosso destaque deste sábado relembra este nome marcante da política pelotense.

Bernardo Olavo Gomes de Souza, nasceu em Pedro Osório, em 19 de dezembro de 1942, foi prefeito de Pelotas por dois mandatos – 1983 – 1987 e durante parte de 2005. Ele faleceu em Porto Alegre no dia 16 de junho de 2010, aos 67 anos. Bernardo iniciou a sua vida pública no movimento estudantil, atuando na Ação Popular. Formado em Direito, exerceu a advocacia e atuou como professor de História. Foi fundador do MDB – Movimento Democrático Brasileiro, em Pelotas, pelo qual se elegeu vereador. No Executivo, comandou a Procuradoria-Geral do Município. Casado com Hilda Regina e Souza, procuradora a Assembleia Legislativa e ex-deputada estadual, o casal teve dois filhos.

Bernardo de Souza sendo homenageado pelo Treze Horas, recebendo a honraria das mãos do Advogado Saad Salim, amigo do deputado e um colaborador do Treze Horas.

Em 1982, foi eleito prefeito de Pelotas pela primeira vez. Saneou as finanças públicas, mas a principal marca de sua administração foi a participação popular. Em seu governo, ocorreu a primeira experiência brasileira de orçamento participativo. Foi secretário estadual da Justiça e da Educação no governo Pedro Simon (1987-1990). Exerceu três mandatos consecutivos como deputado estadual, de 1995 a 2004. Em seu primeiro mandato, recebeu o prêmio Líderes e Vencedores – na categoria Mérito Político, e a Comenda Osvaldo Vergara, da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil. No parlamento gaúcho, foi autor da emenda constitucional que proibiu o nepotismo. Em 1 de janeiro de 2005, assumiu a prefeitura de Pelotas, pela segunda vez.

Em 2004, havia concorrido ao cargo de prefeito de Pelotas e vencido no segundo turno o candidato do PT – Partido dos Trabalhadores, Fernando Marroni, que concorria à reeleição. Teve trajetória parlamentar no PSB e, em 2000, filiou-se ao PPS.

Podcast – Confira a entrevista do então Deputado Estadual Bernardo de Souza ao Treze Horas, em 2000, sobre a vida da GM para o RS, no Podcast abaixo:

MORTE

No mesmo ano em que reassumiu o mandato de prefeito de Pelotas, Bernardo de Souza passou a lutar contra a Atrofia Multissistêmica, uma rara doença neurodegenerativa da família Parkinson-plus, que o levou a renunciar ao cargo em 2006 e o afastou da vida pública. Debilitado pela síndrome mencionada, Bernardo foi internado no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em junho de 2010, com um quadro grave de infecção generalizada. Chegou a apresentar uma melhora, mas o quadro se reverteu e Bernardo de Souza faleceu em 16 de junho de 2010.

O Treze Horas, neste Destaque de Sábado – Dentro do Projeto Memória do Treze reverencia o político, o amigo, o colaborador do programa e reconhece publicamente a sua trajetória e importância de seu legado à vida pelotense. O Treze é um programa que trata essencialmente do dia-a-dia da política de Pelotas e se sente no dever de reconhecer vultos como Bernardo de Souza que marcaram positivamente, com suas ações, a história da nossa cidade.