EX-GOVERNADOR JAIR SOARES ESBANJA ENERGIA E MEMÓRIA POLÍTICA EM ENTREVISTA AO TREZE HORAS – Podcast

124
Jair Soares foi governador do RS de 15 de março de 1983 até 14 de março de 1987. Foto de Luiz Antônio Guerreiro.

O ex-governador do Rio Grande do Sul, Jair de Oliveira Soares foi o entrevistado do Treze Horas desta quarta-feira, 17.06, programa coordenado pelo jornalista Clayton Rocha e com a participação de Paulo Gastal Neto. Cirurgião-dentista e advogado, Jair Soares revelou que é filho de uma pelotense: sua mãe dona Iracema de Oliveira Soares era casada com um oficial da Brigada Militar e nascida na nossa cidade. Jair Soares contou aos ouvintes do Treze que começou a vida pública como chefe de gabinete do então presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gustavo Langsch, em 1960 – filiou-se ao PSD gaúcho; com a segunda vitória de Ildo Meneghetti ao governo em 1962, foi para a chefia de gabinete do Instituto Rio Grandense do Arroz e nos governos de Peracchi Barcelos e Euclides Triches foi, respectivamente, Secretário de Administração e Secretário de Saúde, mantido nesse último cargo por Sinval Guazzelli. Eleito deputado federal em 1978, pela ARENA, licenciou-se para assumir o Ministério da Previdência Social no governo João Figueiredo. Jair Soares foi governador do Rio Grande do Sul de 1983 a 1987.

Propaganda eleitoral do então candidato ao Governo do Estado do RS

Ainda falando sobre sua vida pública, o ex-governador Jair Soares relatou em sua entrevista ao Treze Horas que após o mandato de governador, não deixou a politica: foi vereador em Porto Alegre, novamente exerceu o mandato de deputado federal; Elegeu-se deputado estadual em 2002, com mais de 38 mil votos. Foi também candidato à prefeitura da capital gaúcha em 2004, foi derrotado por José Fogaça. Em 2006 não se reelegeu à assembleia gaúcha, porém ficou na segunda posição de suplência. Permanece no PP (Partido Progressista), sucessor do PDS, mas apenas como dirigente partidário. Jair de Oliveira Soares nasceu em Porto Alegre em 26 de novembro de 1933, é filiado ao Progressistas e foi governador do RS pelo PDS.

Confira a entrevista ao Treze Horas do ex-governador Jair Soares no Podcast abaixo:

VISITA AO GOVERNADOR EDUARDO LEITE

Ex-governador Jair Soares lembrou a Leite o tempo em que esteve à frente do Piratini, de 1983 a 1987 – Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde do dia 26 de abril deste ano, a visita do ex-governador Jair Soares. Os dois conversaram sobre temas variados, quando o ex-governador aproveitou para compartilhar lembranças da época em que esteve no Palácio Piratini, de 1983 a 1987.

Jair Soares também criticou o posicionamento do ministro da Economia, Paulo Guedes, que afirmou que o RS não receberá verbas relacionadas à Lei Kandir. “O RS vem sendo prejudicado extraordinariamente com o não pagamento, temos bilhões de reais para defender. Não é possível que um governo que quer impor leis não cumpra leis”, ponderou.

Em meio à conversa, o ex-governador entregou um abaixo-assinado que reivindica que todos os cuidados ambientais sejam tomados no que diz respeito à execução do projeto do polo carboquímico, cuja intenção é incentivar o uso diversificado do carvão no RS.

Sem se posicionar contrário ao projeto, Jair Soares, sempre vinculado ao campo da proteção ecológica, sugeriu que a lei ambiental seja respeitada, a fim de evitar que a saúde da população seja prejudicada.