ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA SÃO GONÇALO RESOLVERÁ ABASTECIMENTO DE PELOTAS

307
Estação de Tratamento de Água representa uma das obras de infraestrutura mais importantes de Pelotas dos últimos anos. Foto: Amanda Kuhn / SANEP

Sanep iniciou testes de tratamento de água bruta na ETA São Gonçalo

Avanço significativo na distribuição de água de Pelotas

O Sanep iniciou os testes de tratamento de água bruta no bloco hidráulico da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo. A operação representa nova importante etapa da construção da unidade que será responsável por injetar 500 litros por segundo na rede de abastecimento de Pelotas. Com mais de 90% do projeto executado, a obra se encaminha para a fase final.

Durante os próximos dias, as equipes irão acompanhar os testes de distribuição de água na unidade. Após o diagnóstico, será possível realizar as adaptações necessárias antes da Estação entrar em funcionamento, o que está previsto para ocorrer até o próximo verão, conforme detalha o coordenador de projetos especiais e engenheiro civil da autarquia, Raul Odone.

Localizada no Município do Capão de Leão, a ETA São Gonçalo irá aumentar expressivamente a vazão de água, qualificando o sistema hídrico de Pelotas. A captação será feita do canal São Gonçalo, por meio de adutoras ligadas a redes já existentes. O aumento da disponibilidade de água tratada beneficiará significativamente a distribuição no sistema.

As próximas etapas são a instalação das camadas filtrantes junto ao bloco hidráulico, além da finalização da última fase de intervenções na área urbana, com a colocação de caixa de manobra nas proximidades da Santa Casa de Pelotas, na região central.