DR. EURYCLIDES ZERBINI NO TREZE HORAS – 20.11.1992 – Podcast

318
Euryclides de Jesus Zerbini ficou famoso por ser o quinto cirurgião do mundo e o primeiro da América Latina e do Brasil a realizar um transplante de coração.

No dia 20 de novembro de 1992 acontecia em Pelotas um Congresso de Cardiologia e estava presente como palestrante principal o médico cardiologista Euryclides de Jesus Zerbini (que viria a falecer um ano depois, em 1993). Zerbini ficou famoso por ser o quinto cirurgião do mundo e o primeiro da América Latina e do Brasil a realizar um transplante de coração. Em 1985, Euryclides voltou a ser pioneiro, ao realizar o primeiro transplante de coração do Brasil em paciente com o mal de Chagas. Ao todo, em sua carreira, Euryclides Zerbini realizou mais de 40 mil cirurgias cardíacas, pessoalmente ou através de sua equipe. Zerbini foi o primeiro brasileiro a receber o Título de “Honored Guest of American Association of Thoracic Surgery (AATS). Ele concedeu entrevista exclusiva ao Treze Horas que reproduzimos neste momento neste Podcast histórico: 

COINCIDÊNCIA

Naquele dia 20 de novembro de 1992, por coincidência, havia sido assinada pelo presidente Itamar Franco, a lei que autorizava o fim da exigência de consulta à família do doador de órgão, desde que este seja portador de um cartão autorizando expressamente a doação de seus órgãos. A nova legislação de autoria do então Deputado Federal Geraldo Alckmin (PSDB-SP), médico, FAZIA COM QUE O BRASIL ENTRASSE NO ‘PRIMEIRO MUNDO’ na realização de transplantes de órgãos humanos, estimulando e simplificando os trâmites legais para as doações.