CARDIOLOGISTA LEOPOLDO PIEGAS NO TREZE HORAS – Podcast

603
Leopoldo Soares Piegas irá abrir, de São Paulo, em maio de 2020, as “12 Horas Científicas” da Metade Sul do RS. INICIATIVA da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS e DEBATE TREZE HORAS.

O Treze Horas desta segunda-feira teve a participação do renomado Cardiologista Leopoldo Piegas, nascido em Pelotas e que atua desde a década de 60 em São Paulo. Leopoldo falou de sua carreira, sua base curricular no Colégio Municipal Pelotense e sua graduação na UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, transferindo-se após colação de grau, para a capital paulista.

O cardiologista foi convidado à participar e aceitou do Projeto 12 Horas Científicas, uma programação Especial do Treze Horas que deverá ocorrer em maio deste ano ainda. Leopoldo Piegas, que continua vindo a Pelotas com frequência para rever parentes e amigos, atuou com Presidente da Fundação Dr. Adib Jatene / Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo / Médico do INCOR, SP. / Conselheiro da Universidade de São Paulo, USP / Especializado em Doenças Coronárias (Terapêutica, Infarto do Miocárdio, Fibrilação Arterial, Nutrição e Tratamento Cirúrgico).

CONVIDADO ESPECIAL

Leopoldo irá abrir, de São Paulo, em maio de 2020, as “12 Horas Científicas” da Metade Sul do RS. INICIATIVA da UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS (GESTÃO REITOR JOSÉ CARLOS BACHETTINI JÚNIOR) e DEBATE 13 H.

CURRÍCULO

Leopoldo Soares Piegas concluiu a graduação em Medicina pela Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre em 1966. Presidente da Fundação Adib Jatene (2002-2008), Diretor Técnico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (2004-2009), Membro do Conselho Universitário da USP (2008-2009), Presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (1990-1991), Médico do Hospital do Coração da Associação do Sanatório Sírio, Vice-Coordenador do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação: Medicina/Tecnologia e Intervenção em Cardiologia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Presidente do Conselho Curador da Fundação Adib Jatene (2008-2009) e Professor Livre-Docente pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Publicou 165 artigos em periódicos especializados e 563 trabalhos em anais de eventos. Possui 21 capítulos de livros publicados. Possui 479 itens de produção técnica. Participou de 183 eventos no exterior e 271 no Brasil. Orientou 5 teses de doutorado na área de Medicina e possui 3 em andamento. Recebeu 48 prêmios e/ou homenagens. Entre 1989 e 2005 coordenou 43 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 8 projetos de pesquisa. Atua na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 510 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: doença coronária, terapêutica, infarto do miocárdio, fibrilação atrial, nutrição, tratamento cirúrgico e estudos multicêntricos.

Confira a entrevista concedida ao Treze Horas nesta segunda-feira: