ÁUDIO HISTÓRICO – ARQUIVO DO TREZE HORAS

107
O idealizador e criador da Universidade Católica de Pelotas e da Rádio Universidade. Ele faleceu no dia 16 de outubro de 1987. A Rádio da Universidade anunciava a sua morte através de informação extraordinária do jornalista Clayton Rocha.
No dia 16 de outubro de 1987, por volta das 23h, o jornalista Clayton Rocha pelas ondas da Radio Universidade, anunciava o falecimento do idealizador e criador da Universidade Católica de Pelotas e da Rádio Universidade. Ele faleceu em Porto Alegre,no Hospital Mae de Deus.
ÁUDIO HISTÓRICO – CLAYTON ROCHA ANUNCIA O FALECIMENTO DE DOM ANTÔNIO ZATTERA EM 1987 – Podcast

O resgate da memória sobre os feitos de Dom Antônio Zattera, terceiro bispo de Pelotas, fazem parte do site da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), sua principal obra. O site domantoniozattera.ucpel.edu.br reúne grande parte de seu trabalho, realizado durante os 35 anos de episcopado.

Dono de uma personalidade forte, Dom Antônio foi reconhecido a partir de três características que nortearam as suas ações: a religiosidade, a educação e o espírito empreendedor. Muito admirado pela comunidade pelotense, teve uma vida intensa, repleta de desafios e de realizações.

À frente da principal obra de Dom Antônio, o reitor da Católica, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, reforça a importância de exaltar o legado de um homem que acreditava na educação como força de transformação.

“Ele foi um líder empreendedor e inovador, que deixou marcas em mais de 45 mil egressos formados na Católica, em milhares de pessoas atendidas pelo Hospital Universitário, no cuidado com as crianças da cidade. Olhar para essa trajetória é aprender a seguir o caminho da cooperação com a comunidade”, avalia.

Além da importante obra educacional, que contou ainda com a criação de espaços como o Instituto de Menores e o Colégio Diocesano, inaugurou diversas paróquias pelos municípios de Pelotas, Rio Grande e Bagé, tornando a Diocese de Pelotas uma das mais importantes do Estado. Ordenou 54 seminaristas e fez duas sagrações episcopais. A reforma da nave da Catedral Metropolitana de São Francisco de Paula está entre seus feitos.

PASSAGENS
Dom Antônio Zattera com o presidente Jânio Quadros. Anos 60.
Dom Antônio com o Papa João Paulo II
Em seu Dodge Dart, que ele próprio fazia questão de dirigir.
Um homem adiante do seu tempo. Um realizador. Deixou o seu nome gravado na historia de Pelotas.