ARTIGO – O MENINO DE OURO DO CAPÃO DO LEÃO

117
MEMÓRIA 13 H / TREICHEL DELIVERY
.
O MENINO DE OURO DO CAPÃO DO LEÃO. (I)
Com John Adams, presidente dos EUA.
.
Na obra – rara – DIÁRIO DA MINHA VIAGEM PARA FILADÉLFIA (1798-1799), edição do Senado Federal, Hipólito José da Costa, criado no Capão do Leão, em propriedade de seu tio, o Padre Doutor, mostra o alto padrão do seu convívio nos EUA. -“Hoje, fui apresentado pelo nosso Ministro ao presidente dos Estados Unidos, John Adams.”
.
E prossegue: “- Hoje era dia de Ano-Bom, que aqui celebram muito. A casa constava de uma ante-sala, ou sala de espera, onde estavam dois criados de farda, e onde as pessoas entravam e deixavam os seus capotes ( e alguns mesmos o chapéu). Havia, depois desta sala, mais duas, uma onde estava o presidente, e outra, onde havia uma mesa com ponche, vinho e uns bolos, doces, que todas as pessoas eram obrigadas a provar, segundo a etiqueta, e que alguns comiam a fartar.”
.
O presidente estava de pé, de casaca, espada e chapéu debaixo do braço, conversando com algumas das pessoas que ali se achavam. Quando se entra, dirige-se a ele e se lhe faz um cumprimento; ele pega na mão, pergunta pela saúde e diz mais alguma coisa; a mim me perguntou que tal achava o seu país, depois disto, todas as pessoas conversam uma com as outras, mesmo passeiam pela casa e o presidente muda de lugar frequentemente, de modo que estão todos confundidos sem ordem ou arranjamento de etiqueta.
.
Os Senadores e pessoas mais qualificadas que entraram, vinham uns de botas, outros sem pós nos cabelos, casacas velhas, quase todos, vieram a pé a maior parte, de sorte que, à exceção dos ministros estrangeiros, todo o resto respirava muito pouca civilização de maneiras polidas; à saída não se lhe fez outro cumprimento, que uma vênia com a cabeça, a que ele correspondeu igualmente.
.
JANEIRO DE 1799.
.
(II)
.
JOHNS ADAMS, O 1º HABITANTE DA CASA BRANCA!
.
O local de trabalho oficial e a residência do presidente dos Estados Unidos é a Casa Branca, localizada na Pennsylvania Avenue, em Washington, DC. A Casa Branca tem sido a residência de todos, desde John Adams em 1800, o 2º presidente da nação. Ele era um excelente advogado, formado em Harvard. Era um estadista, diplomata e teórico político. Após sua vitória triunfante contra seu concorrente Thomas Jefferson, ele se mudou para a Casa de Estado em 1800. O 1º presidente dos EUA, George Washington, não morou na Casa Branca porque não foi construído para um estado habitável durante o seu mandato. (13 H)