TREZE HORAS COMPLETA 41 ANOS NESTA QUARTA-FEIRA, 6 DE NOVEMBRO

254
Primeiro estúdio do Treze Horas, no terceiro andar da Universidade Católica de Pelotas, rua Félix da Cunha esquina 3 de Maio, em Pelotas. O jornalista Clayton Rocha recebe Bernardo de Souza, então candidato a prefeito de Pelotas. Ao fundo o jornalista Paulo Octávio Pinho, então produtor do programa.

O Treze Horas completa nesta quarta-feira, 6 de novembro 41 Anos de existência ininterrupta, sempre levado ao ar sob a coordenação do jornalista Clayton Rocha e na Rádio da Universidade Católica de Pelotas – AM 1160. O Treze, como é popularmente conhecido, é um dos mais antigos programas do rádio brasileiro ao estilo mesa de debates. O programa dura uma hora e meia – das 13h às 14h30min – foi ao ar pela primeira vez em 6 de novembro de 1978, na ocasião da eleição do Papa João Paulo I. Até hoje, é apresentado pelo radialista e jornalista Clayton Rocha, tendo como principal assunto o cenário público de Pelotas, focando-se principalmente na política municipal e tratando as demais áreas como suas afluentes.

Treze Horas apresentado do Edifício Banlavoura, hoje do Banco Santanter. Na foto Clayton Rocha, coordenador, Sérgio Corrêa (colaborador e hoje apresentador da Rádio Tupanci, Luis Fernando Lessa Freitas, jornalista e um dos maiores nomes do Treze ao longo das suas 4 décadas. Na ponta o então reitor da Universidade Federal de Pelotas, médico e professor Amilcar Gigante, o jornalista João Garcia – JG e Paulo Gastal Neto, também no Treze há mais de três décadas.

Impossível falar sobre o Programa Pelotas Treze Horas sem iniciar mencionando o nome de seu criador e âncora há 41 anos, o jornalista Clayton Rocha.  Espaço onde o ‘debate é livre e a opinião independente’ (slogan do programa), o Treze Horas é parada obrigatória de grandes personalidades que visitam Pelotas, como políticos, atores, cantores, representantes de comunidades, profissionais, enfim, local onde qualquer pessoa possa abordar questões de interesse geral.

O ator Edson Celulari no Treze ao lado do produtor ‘Paulão’ (já falecido) Marcus Cunha, Deogar Soares (integrante da equipe Treze também já falecido e Luiz Carlos Vaz. Ao fundo a jornalista Cláudia Rodrigues que por muito tempo integrou a equipe Treze.

Valorizado pelos pelotenses, o Treze Horas foi idealizado no ano de 1978, na cidade do Vaticano, por ocasião da eleição do Papa João Paulo I. No episódio, a Rádio Universidade Católica de Pelotas fez a inédita transmissão da eleição de um Papa. Com a ideia do programa, e de volta a Pelotas, o âncora levou ao ar, pela primeira vez, o Pelotas Treze horas. Era dia 06 de novembro de 1978 e o debate contou com a presença de figuras famosas da cidade. Nestes 41 anos o programa foi transmitido de 04 continentes, sendo o segundo debate diário mais antigo do Brasil.

Um debate sempre consistente em conteúdo. Na foto o Senador Carlos Alberto Chiarelli, Raul Domingos Farina e José Antônio Costa (integrantes da equipe Treze já falecidos), Luiz Carlos Vaz e o jornalista Clayton Rocha coordenando.

Sob o lema “Debate livre e opinião independente”, quase 50 profissionais liberais, além de jornalistas e homens do rádio, participam dos debates diários, transmitidos do “Salão Amarelo”, amplo estúdio para 30 pessoas, no 7º andar do Palácio do Comércio, no centro de Pelotas-RS. O programa tem caráter opinativo e vai ao ar pontualmente às 13h05m. Os habitantes de Pelotas podem sintonizar a rádio na frequência 1160, pela modulação AM. Os três debates de rádio mais antigos do país são: “Sala de Redação”, da rádio Gaúcha de Porto Alegre; “Pelotas Treze Horas”, da rádio Universidade Católica de Pelotas; e rádio Jornal do Brasil, debate criado em 1983.

Hoje o Treze Horas pode ser acompanhado em todas a plataformas da modernidade:

  • Rádio Universidade – AM 1160
  • Internet – www.ru.ucpel.edu.br
  • Site – www.pelotas13horas.com.br
  • Facebook – Facebook.com/Pelotas13horas
  • Instagram – Pelotas13horas
  • Twitter – @Pelotas13horas
  • E-mail – [email protected]
  • Whatsapp – 53 98114 8808 / 53 99125 6333
  • Spotfy – Programa Antigos – anchor.fm/Pelotas13horas
  • Programa antigos – www.pelotas13horas.com.br – Link: programas