A ORIGEM DE SÃO FRANCISCO DE PAULA COMO PADROEIRO DE PELOTAS – MÁRIO OSÓRIO MAGALHÃES – Podcast

80
Mário Osório Magalhães fez sua carreira como docente da Universidade Federal de Pelotas e esteve ligado ao Instituto de Ciências Humanas (ICH), do qual foi diretor por duas oportunidades, nos períodos de 1985 a 1989 e de 1998 a 2002.

O Memória do Treze Horas recupera hoje uma importante fala do historiador e poeta pelotense Mário Osório Magalhães sobre a origem da chegada da imagem do São Francisco de Paula a região onde é hoje nossa cidade. Falando sobre o lançamento de seu livro “O Sul do Brasil Português”, no programa do dia 11 de novembro de 2011, Mário conta a história da formação do sul do RS e relata sobre como São Francisco de Paula se tornou o padroeiro de Pelotas.

São Francisco de Paula – Padroeiro de Pelotas e que dá nome a nossa Catedral Metropolitana.

MÁRIO OSÓRIO MAGALHÃES

Mário Osório Magalhães fez sua carreira como docente da Universidade Federal de Pelotas e esteve ligado ao Instituto de Ciências Humanas (ICH), do qual foi diretor por duas oportunidades, nos períodos de 1985 a 1989 e de 1998 a 2002. Participava constantemente do Treze Horas para falar sobre a história de Pelotas que conhecia como ninguém. Memoráveis conversas com o jornalista Luis Fernando Lessa Freitas foram radiofonizadas pelas ondas do Treze. Ao longo de sua trajetória como escritor, Mário Magalhães publicou quase duas dezenas de livros sobre a história de Pelotas e do Rio Grande do Sul, incluindo o Pelotas Princesa – livro comemorativo ao bicentenário da cidade.

Sua última obra, lançada em junho de 2012, foi o livro Sob as bênçãos de São Francisco – História da Casa da Criança São Francisco de Paula, que retrata a trajetória da instituição, desde sua fundação até os anos recentes. Mário Magalhães possuía graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas(1974), especialização em Relações Internacionais pela Universidade de Belgrano (1978) e mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina(1991). Foi Professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas e tinha larga experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil. Mário Osório Magalhães faleceu no dia 19 de setembro de 2012, aos 62 anos. Confira no Podcast abaixo uma de suas inúmeras participações no Treze Horas, no dia 11 de novembro de 2011.

Podcast – A origem de São Francisco de Paula como Padroeiro de Pelotas – Mário Osório Magalhães – 11.11.2011