17/10/2010 – 17/10/2020: DEZ ANOS SEM MOZART VÍCTOR RUSSOMANO

72
Mozart Victor Russomano foi presidente do Conselho de Administração da OIT, Organização Internacional do Trabalho, sediada em Genebra, na Suíça, e que possui mais países membros do que a Organização das Nações Unidas, ONU.
No Podcast 2 Mozart revela as vindas de Getúlio Vargas a Pelotas na condição de Deputado Federal e as visitas que fazia a residência do Deputado Victor Russomano, pai do Dr. Mozart, com quem tinha sido Deputado Estadual na mesma legislatura.

Este sábado – 17.10.2020 – O Memória do Treze Horas destaca o décimo aniversário da morte do ministro Mozart Victor Russomano. Para marcar a data, o site do programa preparou duas manifestações do jurista. Uma em que ele fala sobre a sua trajetória nas universidades europeias e outra onde recorda passagens políticas e a proximidade de seu pai, deputado Victor Russomano a Getúlio Vargas. O Treze ainda guarda em seu acervo uma série de outros depoimentos que ainda serão recuperados e estaremos veiculando no www.pelotas13horas.com.br . O ministro Mozart Victor Russomano concedeu várias entrevistas ao Treze Horas e também participava regularmente de forma descontraída do programa para debater assuntos do dia-a-dia de Pelotas, do Rio Grande do Sul e do Brasil. Não rara as vezes que também contribuiu para dirimir dúvidas em questões polêmicas que eram geradas nos acalorados debates do programa que vai ao ar diariamente às 13h pela Rádio Universidade Católica de Pelotas.

MOZART VICTOR RUSSOMANO – Juiz, professor, catedrático, conferencista, jornalista, jurista brilhante, recebeu todas as homenagens possíveis e em quatro Continentes.

MOZART VICTOR RUSSOMANO – Juiz, professor, catedrático, conferencista, jornalista, jurista brilhante, recebeu todas as homenagens possíveis e imagináveis em quatro Continentes. Amigo íntimo do jurista Rafael Caldera, duas vezes presidente da Venezuela, foi o orador oficial, no Congresso Nacional, em Caracas, quando o presidente da República fez 80 anos. Presidente do TST, Tribunal Superior do Trabalho, dá nome ao moderno Auditório do Tribunal, em Brasília, o “Auditório Ministro Mozart Víctor Russomano”. Foi presidente do Conselho de Administração da OIT, Organização Internacional do Trabalho, sediada em Genebra, na Suíça, e que possui mais países membros do que a Organização das Nações Unidas, ONU.

17/10/2010 – 17/10/2020: DEZ ANOS SEM MOZART VÍCTOR RUSSOMANO – Podcast 1

17/10/2010 – 17/10/2020: DEZ ANOS SEM MOZART VÍCTOR RUSSOMANO – Podcast 2

MOZART SOBRE PELOTAS

VEJO AO LONGE – LÁ NO PAMPA – LÁ NA DISTÂNCIA, LÁ NO BERÇO, LÁ NA ORIGEM, A BANDEIRA DE PELOTAS! E PENSO SOBRE QUAL SERÁ A MELHOR MANEIRA DE HOMENAGEA-LA. ANTES DE QUALQUER OUTRA COISA DEVO DIZER QUE ELA TEM TRÊS FAIXAS NO SENTIDO VERTICAL, DUAS LATERAIS DE COR AZUL E UMA CENTRAL BRANCA. ELA TEM O AMARELO OURO DE NOSSAS TRADIÇÕES.

CREIO QUE A MELHOR MANEIRA É PEDIR ÀS ATUAIS E ÀS FUTURAS GERAÇÕES QUE MANTENHAM NO ALTO A BANDEIRA DE NOSSA TERRA. EU A IMAGINO COM NITIDEZ, ABERTA NO ESPAÇO. SEU FUNDO É AZUL AMARELO E BRANCO, SEM MÁCULAS. COMO O AZUL DO CÉU, A CONSCIÊNCIA DOS SANTOS E O PANO DOS ALTARES. ATÉ PARECE QUE, SOBRE ELA, FOI ESPALHADA A GEADA DO MAIS RIGOROSO DOS NOSSOS INVERNOS, PARA RETRATAR TODA A TÊMPERA DE NOSSA GENTE DIANTE DOS DESAFIOS DA NATUREZA.

ESTA BANDEIRA DE PELOTAS HARMONIZA AS DIVERSIDADES, E LIGA OS EXTREMOS. FICA, POR ISSO, ACIMA DAS DESIGUALDADES HUMANAS E DAS DIFERENÇAS SOCIAIS. É O GRANDE ARCO DA UNIDADE DA GENTE PELOTENSE! É AQUELA CERTEZA QUE SE TEM, – VENDO-A – E NELA ENXERGANDO A NOSSA PAISAGEM E A NOSSA GEOGRAFIA, DE QUE A HUMANIDADE INTEIRA CABE NO CAMPONÊS DE NOSSA TERRA, E TODAS AS PAISAGENS DO MUNDO SE REFLETEM NO HORIZONTE CONHECIDO PELOS NOSSOS OLHOS DE CRIANÇA.