UNIÃO INCLUI HOSPITAL ESCOLA DA UFPEL NO PAC 3

315
A UFPel já conta com os projetos executivos para a obra prontos. Apesar do anúncio realizado na manhã de ontem, ainda não há detalhes sobre prazos e formas com que o investimento ocorrerá. Imagem: UFPEL

O governo federal incluiu a construção do novo Hospital Escola na Universidade Federal de Pelotas na no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3). O anuncio foi feito em cerimônia que aconteceu no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 11.08 e contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A obra está listada entre os investimentos prometidos e prevê o repasse de R$ 1,7 trilhão em investimentos públicos federais, financiados pelo orçamento geral da União, por empresas estatais e pelo setor privado.

A promessa do Governo Federal inclui a retomada, a conclusão e a realização de novas obras em 37 hospitais universitários federais, totalizando um montante de R$ 1,5 bilhão. O programa também pretende garantir melhores condições para o funcionamento da rede de hospitais universitários e para a formação médica e multiprofissional, com incremento na capacidade de assistência e qualidade dos serviços no Sistema Único de Saúde.

Isabela Andrade.

A informação sobre a liberação dos recursos foi recebida com grande empolgação pela reitora da UFPel, Isabela Andrade. “É uma grande notícia para nós! Mostra que todo o esforço feito foi válido”, afirma. Isabela ressalta ainda o valor desse anúncio para toda a região: “O impacto é enorme para toda a sociedade, não apenas para a Universidade”.

Segundo a reitora, a construção de uma nova sede para o HE, que ainda ampliará sua capacidade atual, é um feito que terá reflexo direto na sociedade, que tanto precisa de investimentos em educação e em saúde. A mesma visão é compartilhada pela superintendente do HE, Carolina Ziebell: “É uma conquista muito importante para o desenvolvimento de Pelotas e da região”.

A UFPel já conta com os projetos executivos para a obra prontos. Apesar do anúncio realizado na manhã de ontem, ainda não há detalhes sobre prazos e formas com que o investimento ocorrerá.

Novo Hospital Escola

A construção da sede própria do HE UFPel é uma demanda da população da Zona Sul como um todo, que necessita de mais e melhores serviços de saúde na região. A nova sede prevê a construção de dois blocos, onde serão alocados os serviços de apoio diagnóstico e terapêutico e a internação hospitalar, em área junto à Faculdade de Medicina. Eles se juntarão ao Bloco 3, já uma realidade em funcionamento desde 2020, onde estão a Unidade de Oncologia, Atenção Domiciliar e áreas administrativas, de ensino e pesquisa.

Quando concluído, o novo HE UFPel terá 274 leitos de internação nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, saúde mental e precaução, centro cirúrgico, centro de Parto Normal, UTI Adulto, UTI Neonatal e Semi-intensiva, UTI pediátrica, Agência Transfusional e Banco de Leite Humano, além novos e modernos serviços de apoio diagnóstico.

O projeto completo pode ser acessado neste link.