Morreu, nesta quarta-feira, 25.09, em Porto Alegre, a agropecuarista Carolina Luiza Peró Osório, ex-presidente da Associação Rural de Pelotas. O velório e sepultamento ocorrem nesta quinta-feira, 26.09, a partir das 11h da manhã. O enterro ocorrerá às 17h30min no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, no Fragata.
Carolina foi a primeira mulher a presidir a entidade, na gestão 2017/2019, em substituição a José Luiz Kessler. Era médica veterinária formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com especialização em Reprodução, na Universidade Ludowick Maximilian, em Munique, na Alemanha. Possuía, ainda, especialização em Ciências Sociais e Teológicas, pelo Instituto Mysticis Corporis, em Florença, na Itália.
Atuava como responsável pela pecuária, nas propriedades da sua família, nos municípios de Quaraí, Capão do Leão e Uruguaiana, que têm atividades voltadas à produção de arroz, soja, pecuária de corte, cavalo crioulo e ovinocultura.
Na vida profissional, acumulou experiências como veterinária responsável da Fazenda Horizonte Verde, em Cotia, São Paulo, no ano de 1985; vice-presidente e responsável pela América Latina, na empresa multinacional italiana Kemia Tau, sendo membro do seu Conselho administrativo na matriz em Turin, Itália, entre 1994 e 2002. Também foi diretora da empresa Unigen Biologia pelo DNA, em São Paulo, de 2004 a 2007.
Em entidades relacionadas à atividade agropecuária, participou como diretora do Núcleo Sudeste de Angus, em três gestões e do Sindicato Rural do Capão do Leão, por quatro gestões. Foi 1ª vice-presidente da Associação Rural de Pelotas e vice-presidente e conselheira técnica do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo do Capão do Leão.
Em atividades sociais, atuou na formação de lideranças em comunidades em vulnerabilidade em Pelotas, Porto Alegre e São Paulo. Colaborou com o Movimento Político pela Unidade e participou em 18 congressos internacionais, em Roma, sobre formação e educação social, relacional e religiosa. Também coordenou a Comunidade do Movimento dos Focolares em Pelotas.
Entre as distinções recebidas estão os prêmios de Mérito pelo Rural Sindicato Rural do Capão do Leão, com Destaque na Produção de Angus e o Sentinela Gaúcho, por Pelotas. Em 2022, foi agraciada com a Medalha Nunes Vieira, concedida pela Associação Rural de Pelotas (ARP), durante a Expofeira do município.