UBS JAIR BONOW INAUGURADA NA ZONA RURAL

275
A proposta de nomear a unidade com o nome do ex-vereador Jair Bonow, que morreu em em junho de 2022, partiu de seu colega de bancada, o vereador Michel Promove. Durante seu mandato, Jair se notabilizou pela defesa das causas das populações da zona rural.

As novas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jair Bonow, localizada na comunidade Corrientes, 3º Distrito de Pelotas, foi inaugurada na sexta-feira (13) pela prefeita Paula Mascarenhas, que acompanhada de representantes da Câmara de Vereadores realizou o descerramento da placa que dá o nome do ex-vereador à unidade.

Paula falou sobre a trajetória do parlamentar homenageado e frisou a importância do trabalho em conjunto no serviço público. “O Jair merece essa homenagem por todo o trabalho e luta que teve por essa comunidade. Fico muito feliz de poder ver a conclusão dessa obra. Essa é uma entrega que é resultado de um trabalho coletivo, mostrando que unidos temos muito mais forças de entregar o serviço que a comunidade merece”, destacou.

Nova sede tem espaços qualificados para atender a população 

A UBS conta com um espaço de 316 metros quadrados e vai oferecer mais comodidade e qualidade no atendimento à comunidade. Além de ambientes amplos para instalação de consultórios médicos e odontológicos, o prédio conta ainda com salas de nebulização, sanitários adaptados e farmácia.

Para usuários, que foram conferir de perto o resultado das obras, como a dona de casa Noeli Frank, moradora da localidade de Corrientes há mais de 50 anos, a nova unidade irá melhorar os serviços de saúde da região. “Ficou muito bom aqui. A gente olha e não parece nem um pouquinho com a antiga. Parece que agora a gente tem um mini hospital”, disse.

A servidora municipal Maria Leal, funcionária da Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Alberto Rosa, também na comunidade, foi outra que não escondeu a alegria com o novo prédio. “Eu costumava ir bastante na outra UBS, principalmente para buscar receitas e, realmente, era muito menor. Agora com esse espaço maior e qualificado, a gente espera que o atendimento melhore bastante”, afirmou.

A verba de R$ 408 mil usada na obra foi destinada por emenda parlamentar de 2013, do então deputado federal Fernando Marroni (PT-RS). A conclusão do projeto foi realizada através do projeto de Mão de Obra Prisional (MOP), uma iniciativa que integra o Pacto Pelotas pela Paz.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Idemar Barz, os secretários de Saúde, Roberta Paganini, e de Governo, Fábio Machado, o presidente da Câmara Municipal, César Brisolara (PSB), os vereadores Cristiano Silva (União) e Michel Promove (PP), além dos familiares do ex-vereador homenageado Jair Bonow.