ARTIGO – O BAILARINO DO PARQUET – Podcast

354
A foto que ilustra esta postagem foi feita por seu grande amigo Paulo Souza e Silva Moreira no dia 29 de dezembro de 2022.

O BAILARINO DO PARQUET!

.
Clayton Rocha*
.
Peto: Diretor de banco, craque imortal do GEB, Penta Campeão Estadual.
.
Pelotas perdeu na madrugada de hoje um de seus vultos mais conhecidos e admirados: o senhor Elzaide Lahm, 80, ou simplesmente o Peto, em quatro letras referenciais: o eterno craque do futebol de salão do Grêmio Esportivo Brasil, apelidado de “Bailarino do Parquet”, e responsável por jogadas mágicas, gols históricos, amizades incontáveis e merecedor de “sinais de reverência” dos torcedores.
.
Casado com Debora Lahm, deixa dois filhos, Laura e Gustavo, este Diretor da Clinrad, mais os seus netos. Amigo inseparável de Regina e de Paulo Roberto Fonseca, é padrinho de Fábio Fonseca. A foto que ilustra esta postagem foi feita por seu grande amigo Paulo Souza e Silva Moreira no dia 29 de dezembro de 2022.
.
Carlota, Cassiano e Pedalão; Ferreirinha e Peto! Não era apenas um time de futebol de salão, mas sim uma seleção estadual. E tanto é verdade que esse “timaço” consagrou-se no Rio Grande do Sul nos anos 70, os anos dourados do salonismo. Ver Peto jogar já valia o ingresso, pois ele brincava com a bola, magro e altamente técnico, encantava as torcidas, até mesmo a adversária, e registrava momentos diferenciados do futebol de salão da cidade de Pelotas. E Elzaide Lahm contou sempre, em suas horas mágicas nas quadras, com parceiros à altura, que se entendiam por música: Ferreirinha, Cassiano e Pedalão, mais o goleiro Carlota, craques por excelência.
.
Ele dividiu a sua vida nas etapas de Caxias do Sul, Pelotas, Brasília e, novamente Pelotas, pois gostava demais da Princesa do Sul. Peto foi diretor do Banco Francês e Brasileiro, em Brasília e em Pelotas, e participou ativamente de atividades empresariais. Era considerado um “gentleman” por todas as pessoas com as quais convivia, quer seja na arquibancada, nas ruas, no Café, e nos demais endereços de suas andanças.
.
PENTA CAMPEÃO ESTADUAL DE FUTEBOL DE SALÃO
.
O doutor Cláudio De Andrea teve papel decisivo na vinda de Elzaide Lahm para Pelotas em 1969. Na sua condição de Diretor de Futebol do GEB, ele trouxe Peto de Caxias do Sul para o futebol de salão do clube. E Peto, muito jovem, iniciou sua carreira trabalhando na Caixa Econômica Estadual e jogando no GEB. Aqui, e brilhando muito, ele foi Penta-Campeão Estadual de Futebol de Salão. Ele jogou e conviveu com outras celebridades locais do salonismo, a saber:  Covinha, Torino, Paquito, Prestes e Zé Allam.
.
PETO: SINTO-ME REALIZADO!
.
No dia 29 de dezembro de 2022, em visita ao amigo Paulo Souza e Silva Moreira, fez um desabafo: – “Nos vinte e três dias que passei na UTI, em Setembro, pude fazer um balanço da minha vida. Sinto-me realizado! Estou com oitenta anos e estou em paz”. Para Paulo Moreira, “ser amigo do Peto era ser amigo de um ídolo”. (13 H).
.
*Jornalista e coordenador do Treze Horas há 45 anos.
.
Dr. CLÁUDIO DE ANDREA FALA NO TREZE HORAS SOBRE ELZAIDE LAHM, O PETO – Podcast