PRESIDENTE DA COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA DE VEREADORES, MARCOS FERREIRA, NO TREZE – Podcast

149
Vereador Marcos Ferreira-PTB, presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Pelotas.

Diariamente a a Comissão de Saúde da Câmara Municipal recebe várias contatos de cidadãos com reclamações ou dúvidas sobre a pandemia em Pelotas. Na última sexta-feira, 08.08, o vereador Marcos Ferreira-PTB, que presidente a comissão, uma das mais importantes do legislativo municipal conversou com o Treze Horas sobre o assunto e como os vereadores estão analisando os acontecimentos no município. Recentemente a Secretária Municipal de Saúde, Roberta Paganini Ribeiro e a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica (VE), enfermeira Carmen Viegas participaram de reunião online da comissão, explicaram como funcionam os protocolos e encaminhamentos dos testes e  e explicaram sobre a estrutura disponível hoje para o combate ao Covid-19. Há ainda muita desinformação. “A população em geral desconhece os protocolos e, ainda, a função da Vigilância Epidemiológica e isso tem gerado reclamações que na maior parte das vezes são infundadas”, comentou Marcos Ferreira, no Treze. Entre as queixas apontadas pelo vereador e confirmadas pela coordenadora da vigilância está que os pacientes que fazem os testes em casa não são examinados pela equipe da VE. “Esta não é nossa função, a avaliação clínica deve ser feita no serviço médico que pediu o exame”, esclareceu a enfermeira à comissão.  Confusões com relação a realização de testes em pessoas que tiveram contato direto com pacientes positivados também tem sido frequentes. De acordo com o protocolo os comunicantes não sintomáticos são encaminhados para UBS e fazem testes rápidos no décimo dia, se apresentarem sintomas antes disso podem fazer coleta para teste PCR.

Para combater a desinformação e esclarecer dúvidas sobre sintomas e procedimentos a secretária aconselha as pessoas ligarem para o número gratuito do Tele Consulta: 0800 6485 319.

Podcast – Confira a entrevista do vereador Marcos Ferreira ao Treze Horas. Ele preside a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Pelotas: