DO DP – PREFEITURA ATUALIZA SITUAÇÃO DE PELOTAS

1917
Prefeita fez atualização via redes sociais na tarde deste sábado. Foto: Arquivo – SECOM

Em conjunto com o Diário Popular – Lucas Kurz

Prefeita Paula Mascarenhas publicou vídeo nas redes sociais

Em vídeo publicado no início da tarde deste sábado, a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) disse que a situação, até o momento, não é preocupante, mas de alerta. Ela pediu também cuidados com o compartilhamento de informações falsas ao longo dos últimos dias. Segundo a chefe do Executivo, todas as equipes do Município estão atuando para reforçar os diques de contenção do Município, bem como em contato com diferentes níveis da Defesa Civil.

Na transmissão, Paula reforçou que as retiradas de famílias em áreas ribeirinhas são indicadas para evitar que, caso haja alguma emergência, não haja maiores problemas. “Se não estamos falando das outras áreas da cidade, é porque por enquanto não há riscos”, ressaltou. Ela pediu tranquilidade à população e disse que, se houver mudança de cenário, o Município irá alertar imediatamente. No final da tarde, uma reunião na Prefeitura deve definir os próximos passos.

Nas redes sociais, a Prefeitura publicou um boletim sobre a situação atual. Confira: 

> Neste momento, a Lagoa dos Patos está com 1,54m. A leitura no Canal São Gonçalo chegou aos 1,94m, apenas 6cm abaixo da cota de alagamento, que é 2m.

> A prefeitura reforçou, de forma preventiva, as barreiras de contenção no Quadrado e nas Doquinhas, assim como o dique do Laranjal.

 > Algumas famílias foram evacuadas de suas casas. 43 famílias foram para a casa de parentes. 16 estão abrigadas nos abrigos do município, inclusive com seus animais de estimação protegidos. Dessas 59 famílias, 54 são da Colônia Z-3 e cinco famílias do Pontal da Barra.

>  Nenhuma via central está interrompida na cidade neste momento.

> O transporte coletivo urbano trabalha de forma normal. O transporte rural opera com algumas linhas suspensas, pelas condições das estradas.

> A Prefeitura está aceitando doações de água potável, materiais de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis, cobertores e agasalhos. O Paço Municipal (Praça Coronel Pedro Osório, 101) e a Secretaria de Assistência Social (Marechal Deodoro, 404) são pontos de arrecadação.

Em caso de emergência:

153 – Guarda Municipal

190 – Brigada Militar

193 – Corpo de Bombeiros