PORTO DE PELOTAS É DESTAQUE EM INICIATIVAS AMBIENTAIS

48
O Porto de Pelotas recebeu o certificado do Prêmio ANTAQ 2023. Foto: Divulgação / Portos RS

Quarto colocado na categoria Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o Porto de Pelotas recebeu o certificado do Prêmio ANTAQ 2023. O cais público pelotense ficou entre os cinco melhores do país no ano passado.

Já a unidade Porto Alegre da Portos RS recebeu o certificado de classificação na quarta posição da categoria Iniciativas Inovadoras pelo trabalho intitulado “Programa de Integração com Base Ecossistêmica: Um Novo Paradigma na Gestão Ambiental Portuária Aplicado ao Porto de Porto Alegre”, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O trabalho, liderado pela professora Tathiana Silva, concorreu com outros 45 enviados de todo o país e também ficou entre os cinco melhores. A autoridade portuária gaúcha já havia sido premiada em novembro do ano passado com o 1º lugar na categoria Maio Evolução Anual do IDA pelo Porto de Porto Alegre e em 3º lugar na categoria artigo científico.

De acordo com o diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Ilha, as premiações obtidas no primeiro ano completo de atuação como Empresa Pública reforçam o compromisso de sustentabilidade e melhoria contínua. “As vitórias são frutos de muitas áreas da instituição que permitiram avanços históricos na gestão do sistema hidroportuário”, afirmou Ilha.

Ele ainda completou ressaltando “a grande dedicação da equipe da Diretoria de Meio Ambiente e de seus parceiros institucionais, que vem demonstrando excelência e capacidade técnica”.