POLÍTICA NO PONTO – 5

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POLÍTICA NO PONTO – Clayton Rocha e Paulo Gastal Neto

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BR-392 – O Treze Horas está iniciando a divulgação de mais uma bandeira do programa: uma campanha para que Pelotas e Rio Grande se unam através da BR-392, não só como corredor de transporte utilizado todos os dias por pelotenses e riograndinos, num vai e vem sem parar entre os que lá e aqui estudam, trabalham, possuem amigos e parentes, mas também numa via expressa multifacetária, sendo comercial e residencial.

A rodovia tem que deixar de ser apenas um elo para o transporte, um corredor de passagem, mas sim também uma avenida expressa onde sejam instalados pontos de comércio, como revenda de veículos e caminhões, restaurantes, parques, empresas que atendam os dois maiores mercados do sul, condomínios, enfim todo o tipo de empreendimento que aproxime as duas cidades.

Os grandes setores que servirão de base para o início do processo serão, obviamente, o portuário, através do Porto de Rio Grande e o aeroportuário, com o Aeroporto Internacional de Pelotas, João Simões Lopes Neto. O incentivo deverá ser o ponto de partida através da equipe Treze Horas, ouvindo as principais lideranças dos dois polos, como Aliança Pelotas e Rio Grande, entidades de classe, empresários, formadores de opinião, políticos, agentes financeiros e também a população. Pauta que estava no forno e foi desencadeada pela equipe Treze na última terça-feira no programa especial gerado da Marco Investimento, do parceiro do Treze Vinícius Machado Ferreira, um entusiasta da ideia.

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Infraestrutura – Eis uma boa razão para que se concretize o projeto ‘BR-392’: O complexo portuário de Rio Grande conta perfaz o maior distrito industrial do RS, com 2.580 hectares de área disponível para investimentos. Recentemente a assinatura de contrato com a empresa AC Vita revelou que a retomada no pós-enchente é promissora e que segue sendo seguro apostar aqui no estado, mas sobretudo em áreas com respaldo logístico. A transformação da SPH em Portos RS foi uma decisão correta da área de planejamento do governo do estado. Junto aos demais setores da economia, os portos do Rio Grande do Sul são a mola propulsora do desenvolvimento do estado. As unidades administradas pela Portos RS são responsáveis por conectar com o mundo 30% do que é produzido aqui e mesmo com as adversidades das enchentes de maio continuam sendo importantes para o equilíbrio da balança comercial gaúcha.

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Economia – Aliás, a MARCO INVESTIMENTOS – é um local que merece a sua visita, não como um investidor ou poupador, mas também para conhecer um endereço da agenda econômica de Pelotas e região sul. Ali poderá estar um ponto de partida para mudanças de comportamento em relação a poupança domestica ou empresarial. Vale a pena uma visita de prospecção e uma boa conversa com o Vinícius. A MARCO estará na Expointer 2024, a feira que irá abordar a reconstrução do RS.

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Frente ampla – O União Brasil emplacou a indicação do nome de Michele Alsina como pré-candidata a vice-prefeita na chapa de Fernando Estima, do PSDB. A escolha foi definida na convenção do partido, que também confirmou a nominata de candidatos a vereadores. Michele Alsina assumiu a presidência do SANEP em 2020 e foi a primeira mulher a presidir a autarquia. Ela estava no Sanep desde 2013, onde também foi superintendente administrativa.

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Uma região inteira contra o atraso – A população do sul do RS teve a oportunidade, finalmente, de expressar a sua contrariedade em relação a criação do Parque Nacional Marinho de Albardão, em Santa Vitória do Palmar. A criação do parque tem sido alvo de críticas pela comunidade da Zona Sul desde o seu anúncio e após a realização de duas consultas públicas no primeiro semestre. Segundo o deputado federal Daniel Trzeciak-PDB, e contra a criação, ela não será efetivada até que estudos mais aprofundados e novas discussões aconteçam. A decisão foi tirada após reunião virtual conduzida pelo próprio deputado com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, técnicos do órgão, prefeitos e representantes dos municípios que direta ou indiretamente serão impactados pelo projeto. Os prefeitos do Chuí, Marco Antônio Barbosa (DEM); de São José do Norte, Fabiany Zogbi Roig (União); do Rio Grande, Fábio Branco (MDB), e de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), também se manifestaram e demonstraram preocupação com a forma como a iniciativa está sendo conduzida, sem dar oportunidade ao debate e sem respostas para pontos relevantes, como o impacto econômico e social dos “embargos” que poderão vir a partir dos limites estabelecidos pela área de proteção. A criação do parque será um atraso para a economia regional.

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Até a próxima!