POLÍTICA NO PONTO – 15

154

POLÍTICA NO PONTO – Clayton Rocha e Paulo Gastal Neto

***

PROCURA-SE UM LÍDER!
.
Clayton Rocha*
.
Alguém que seja capaz de alterar uma frase do romance “O Leopardo” de Giuseppe Tomasi di Lampedusa:- “É preciso que tudo mude para que tudo fique na mesma.”
.
(Não, não: – “Que as boas obras e as outras boas coisas sejam preservadas, mas que as ousadias administrativas também sejam convidadas a entrar no Paço Municipal”).
.
Procura-se um líder, não um arremedo de um líder, por conta de uma Pelotas empobrecida de líderes. Pois que se comece esta análise pelas relações pessoais: Sempre que te quiseres alegrar, considera os méritos dos que contigo vivem: a operosidade de um, a modéstia do outro, a generosidade do terceiro, as diversas qualidades dos demais. Nada, com efeito, é mais grato do que a imagem das virtudes brilhando nos costumes dos que vivem conosco, mormente quando avultam, numerosas. Tem-nas pois sempre presentes.
.
E foge dos altos riscos, das más amizades, dos trapaceiros políticos, dos ilusionistas de plantão, dos oportunistas de ocasião, dos espetáculos de “gorilas embriagados pelo poder”. Muito cuidado com os oradores histéricos querendo liderar e tomar conta de tudo e de todos. Eles de vez em quando expõem as suas garras – tanto na política municipal quanto na política universitária – e pouco acrescentam “enquanto” permanecem por aqui na medida em que são meteoros “sem luz” sempre dispostos a escurecer o céu e a estimular tempestades capazes de infernizar a paz alheia.
.
A cada grito com aquela marca ” fiquem em casa”, mereceriam um sonoro “saiam de casa”, que fosse capaz de diminuir a repulsa e a indignação de todos aqueles que vivem num ambiente civilizado! (Há lugares de sobra na face da terra para destilar fúrias, infantilidades, soberbas, ódios permanentes e altas traições).
.
Comecemos – portanto – pela eliminação daquilo que não nos serve nesse processo de busca de um líder de verdade: – Dispensa-se um demagogo; um nariz empinado; um autoritário grosseiro; um malabarista no uso das palavras dúbias; um simplório; um enganador de massas; um falso profeta; um aventureiro; um inútil; um desinformado; um estranho no ninho; um soberbo; um portador de gargalhada metálica; um falso profeta; um simplório; um idiota; uma ovelha de presépio!
.
PROCURA-SE UM LÍDER
.
Um entusiasta das boas causas, ciente de que o poder é ônus e não bônus; e que se disponha a trabalhar para o conjunto da sociedade; e que em nenhuma hipótese negue acesso a qualquer empreendedor que seja, bastando que este ofereça a sua disposição em investir na Cidade de Pelotas. Procura-se alguém que ande pelas ruas, sendo recepcionado nos braços do povo, sendo merecedor do respeito de todas as correntes ideológicas pelo simples fato de ser um trabalhador incansável em favor da Cidade de Pelotas.
.
PROCURA-SE UM LÍDER!
Alguém que se situe acima das miudezas, das atitudes vulgares, e que seja desprovido da arrogância intolerável e das falsidades visíveis a olho nú.
.
PROCURA-SE UM LÍDER!
Alguém que tenha consciência das exigências do momento, ou seja: um Executivo e um Legislativo desempenhando uma política conjunta de integração comunitária, capaz de evitar uma descida abrupta na direção da vala comum, o que seria doloroso contraste com a história de outros tempos, ocupada por lideranças consagradas que até hoje fazem parte da memória da cidade.
.
PROCURA-SE UM LÍDER, NÃO UM ILUSIONISTA!
PROCURA-SE UM LÍDER, NÃO UM ENFEITE DE PAREDE!
PROCURA-SE alguém que seja capaz de evitar aquela dolorosa e insuportável máxima: a de que devemos mudar tudo para que tudo continue a mesma coisa. (CR).
.
***
.

LEGISLATIVO – No último 06.10 foi definida a nova formação da Câmara de Vereadores de Pelotas, para a legislatura 2025 – 2029. Foram eleitos 21 vereadores, 13 reeleitos, 6 novos e 2 que retornam ao legislativo. A vereadora Fernanda Miranda do PSOL foi a mais bem votada, com 5.885 votos.

Em comparação com a atual legislatura, o PSDB, que elegeu dois parlamentares, perderá a maior bancada para o PSD. O partido emplacou quatro vereadores, tendo o maior número de novos parlamentares. Já o UB e o PP terão a segunda maior bancada com três representantes.

Composição de cada bancada e número de votos

PSD

Éder Blank: 3.597

Daniel Fonseca: 3.032

Carlos Júnior: 2.446

Antônio Peixoto: 1.869

PSOL

Fernanda Miranda: 5.885

Jurandir Silva: 2.812

PP

Michel Promove: 3.935

Rafael Amaral: 2.914

Arthur Halal: 2.239

UB

Cristiano Silva: 3.242

Marcola: 2.376

Rafael Barriga: 2.056

PT

Miriam Marroni: 2.426

Ivan Duarte: 2.182

PSDB

Marisa Schwarzer: 3.588

Tauã Ney: 2.467

PL

Marcelo Bagé: 5.540

Junior Fox: 1.975

PSB

Cesinha: 4.421

PV

Cauê Fuhro Souto: 3.230

CIDADANIA

Paulo Coitinho: 1.922

***

Danrlei.

GOLEIRO – Que o PSD já é – independente do II turno – um dos grandes vencedores das eleições municipais ninguém tem dúvidas. O fato já está gerando movimentos. O ex-goleiro do Grêmio e do G.E. Brasil deverá deixar o secretariado do governo Eduardo Leite e retornar a Câmara Federal. Na sequência o deputado Gaúcho da Geral assumirá a secretaria de Esporte e Lazer, o que promove a entrada do suplente Dimas Costa na Assembleia. Todos são do PSD. A estratégia começou com o movimento que fez Dimas de desistir de concorrer à prefeitura de Gravataí, dando apoio à candidatura de Luiz Ariano Zaffalon. Conhecido como Zaffa, o prefeito é do PSDB, partido do governador. Na disputa de 6 de outubro ele foi reeleito para o cargo. Quem paga o pato é o atual deputado federal Luciano Azevedo volta à suplência.

***

DEBATE 13H – ANO 46 – PALÁCIO DA POLÍTICA

No momento em que os partidos políticos coligados escolhem – por livre e espontânea vontade – os veículos com os quais irão interagir na geração de debates políticos durante o segundo turno eleitoral na Cidade de Pelotas, tendo sido o Debate 13 Horas alijado – e sem maiores explicações – da pauta eleitoral – algo inédito para nós em quase meio século de atividades em radiojornalismo – devemos comunicar – e também por decisão colegiada – que o 13 HORAS acaba de cancelar as entrevistas especiais que faria com os senhores Fernando Marroni e Marciano Perondi, facilitando assim (diante da exiguidade do tempo por eles reclamado) uma interação mais plena e construtiva com os veículos de Comunicação cuidadosamente selecionados por suas alianças eleitorais para a geração de debates.

Por todas essas razões o 13 H retira-se da produção de “entrevistas especiais” com os candidatos neste segundo turno em Pelotas, limitando-se a partir de agora à análise do processo, o que fará através de seus comentaristas fixos além de outros “convidados”.

Lamenta-se essa perda de oportunidade para que se pudesse levar à comunidade as ideias e as diferenças entre os candidatos. (missão esta que até aqui foi cumprida – rigorosamente – pelo debate Treze Horas, desde 1978).

PELOTAS TREZE HORAS

***

SORTE NOSSA – Há males que vêm para o bem. A falta de consideração, por parte dos dois candidatos que disputam o segundo turno, para com o Programa Treze Horas, não abala a trajetória de 46 anos. Ela só revela a mediocridade política local. Para nós fica revelado que estão sem o que propor para a cidade e sob manipulação. Que sigam seu caminho que o Treze seguirá o seu. Foi até boa a desconsideração neste momento, porque nos poupará do convívio, pois pouco o nada iriam proporcionar ao debate a não ser reeditar mentiras e mesmices. (PGN)

***

Até a próxima!