POLÍTICA NO PONTO – Clayton Rocha e Paulo Gastal Neto
***
***
Agenda – Na sequência, o ex-presidente Jair Bolsonaro-PL participou nesta da campanha do candidato Marciano Perondi. O ato com a presença dele, do candidato a prefeitura de Pelotas e lideranças do PL no RS, aconteceu no Teatro Guarany, mas antes estava marcado para o Largo Edmar Fetter, ao lado do Mercado Central. A transferência ocorreu em virtude das chuvas.
Bolsonaro fez um discurso de aproximadamente quinze minutos e pregou com veemência o voto em candidaturas de direita nas eleições de outubro próximo: – “Acredito que temos tudo para agora e em 2026 a direita e os conservadores voltarem ao poder”, disse ele. “Acredito na possibilidade de voltar a ser elegível e o TSE, um órgão político sob todos os aspectos, resolveu tirar esse cara de combate porque atrapalha”, disse o ex-presidente.
Marciano Perondi discursou por cerca de dois minutos enaltecendo a presença do ex-presidente em Pelotas: – “Nosso líder é uma pessoa que a gente respeita e que devolveu à direita ao Brasil. Hoje nós temos uma direita fortalecida e unida e em 2026 vamos voltar à presidência”, disse. Perondi também prometeu desenvolver Pelotas. “Nós vamos desburocratizar e trazer o maior desenvolvimento, o maior polo industrial dessa cidade”.
***
PORTO – O Grupo Capital Ship, da Grécia, https://www.capitalship – demonstrou interesse em investir na construção de navios no Brasil e a base poderia ser Rio Grande. Executivos do grupo estiveram visitando o gabinete do deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), em Brasília. Eles acompanharam o parlamentar em audiências com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard. “Tivemos uma conversa produtiva e agora vamos aproximá-los do Estaleiro Rio Grande na expectativa de que se forme uma grande parceria, gerando obras, emprego e renda para a população”, destacou Lindenmeyer.
***
Agro – A Associação Rural de Pelotas (ARP) apresentou na noite de segunda-feira (9) a 98ª edição da Expofeira de Pelotas. O lançamento do evento marcado para acontecer entre os dias 7 e 13 de outubro reuniu representantes do agronegócio da região, lideranças políticas e imprensa. Durante o evento foi confirmado que a feira já tem 50% dos estandes comercializados, o que reforça sua importância como a principal feira agropecuária da metade sul do estado. O presidente da ARP, Augusto Rassier, destacou a escolha do tema “O Pedaço que nos Une” como forma de provocar as pessoas a refletirem sobre a conexão que os gaúchos têm com a terra e o lugar onde vivem.
***
Até a próxima!