PELOTAS RECEBE UM DOS MAIORES EVENTOS DO BRASIL EM TRAUMATOLOGIA DO ESPORTE – Podcast

350
Médico André Guerreiro no Treze Horas – Foto: Clayton Rocha

ÍNTEGRA DO PROGRAMA DESTA QUINTA-FEIRA – 15.09 – QUE ABORDOU A REALIZAÇÃO EM PELOTAS DA COPA SBRATE – PARTICIPAÇÃO DO ORGANIZADOR, MÉDICO ANDRÉ GUERREIRO – Podcast

Última etapa da Copa SBRATE ocorrerá nos dias 16 e 17 de setembro no Estádio Bento Freitas e terá a presença de grandes referências na área como o Dr. José Luiz Runco, pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira

Depois de passar pelas principais Arenas do país, será a vez do Estádio Bento Freitas, em Pelotas-RS, receber um dos maiores eventos nacionais de traumatologia do esporte: a Copa SBRATE. Realizado pela Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte, com apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), o evento contará com a presença de profissionais renomados no esporte brasileiro como o Dr. José Luiz Runco, pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira. O encontro ocorre nos dias 16 e 17 de setembro.

A Copa SBRATE é uma oportunidade – para médicos do esporte, ortopedistas, acadêmicos, educadores físicos e fisioterapeutas – de atualização no que há de mais moderno no atendimento do trauma esportivo e lesões ortopédicas. A ação acontece em ano de Copa do Mundo e abordará os principais temas relacionados às lesões que podem ocorrer no futebol, paixão nacional.

Todas as edições da Copa SBRATE – que já passou pelo estádio Mineirão, Serra Dourada, Allianz Parque e Arena das Dunas – contam com apoio da SBOT, e no RS não será diferente. A edição de Pelotas-RS terá o suporte da SBOT-RS.

A parceria entre as sociedades disponibiliza a participação e a presença dos mais qualificados traumatologistas e ortopedistas durante as atividades do evento. Exemplo é a colaboração do atual presidente da SBOT-RS, Dr. Marcos Paulo Souza, que irá abordar o tema: “Fratura de estresse tibial: quando operar”.

“A comunidade ortopédica se volta para um dos maiores eventos científicos da traumatologia do esporte. A Copa Sbrate, em ano de Copa do Mundo, conecta com assuntos atuais, inovadores e discutidos por profissionais de altíssimo nível. A ortopedia gaúcha e brasileira é uma das melhores do mundo, quando o assunto é lesão no futebol somos protagonistas no tema”, afirmou o Dr. Marcos Paulo Souza, presidente da Sbot-RS.

Por que Pelotas?
A cidade da Zona Sul do Rio Grande do Sul foi escolhida para receber a última edição da Copa SBRATE devido à referência que o município se tornou em traumatologia do esporte. Esse reconhecimento passa diretamente pelo coordenador da edição, diretor científico da SBRATE/SBOT-RS e médico da Seleção Brasileira de Atletismo, Dr. André Guerreiro, que já trabalhou em eventos como Copa do Mundo de Futebol e Olímpiadas.

“Na cidade de Pelotas já se faz uma traumatologia do esporte de excelência, por esta razão está trazendo os holofotes deste evento com total propriedade. Estamos certos que será um grande evento científico e vai consolidar que somos os donos do assunto”, explicou o presidente da Sbot-RS.

O coordenador do evento, Dr. André Guerreiro. Foto: Arquivo pessoal.

O coordenador do evento, Dr. André Guerreiro, ressalta a grande oportunidade para a Região e a importância do evento para traumatologistas, educadores físicos, fisioterapeutas e acadêmicos buscarem atualizações, tendo a possibilidade de interagir com as principais referências em traumatologia do esporte nacional.

“É uma oportunidade ímpar para todos os profissionais que trabalham ou querem trabalhar com a traumatologia do esporte. Em Pelotas, contaremos com os profissionais da mais alta qualificação e experiencia, onde abordaremos temas relacionados a Traumatologia do Esporte. Proporcionando a atualização científica de todos os participantes, além de levar mais conhecimento sobre a prevenção das lesões no esporte, tão importante para os atletas recreacionais e profissionais”, afirmou Guerreiro.

Convidados

A edição de Pelotas-RS terá como principais temas: o joelho do atleta; tendinopatias; prevenção de lesões; lesões da cintura pélvica; lesões do membro superior no atleta; a evolução da artroscopia e traumatologia do esporte no Brasil.

Médico da Seleção Brasileira – Dr. José Luiz Runco – será coordenador de um dos painéis do evento que acontece em Pelotas.

Para abordarem essa ampla temática, já estão confirmados os médicos Dr. André Pedrinelli, membro da comissão médica da CBF e médico de campo da Conmebol/Fifa, Dr. Edilson Thiele, médico do Atlhetico Paranaense por 22 anos, com passagens pelo Guangzhou da China, e o Dr. José Luiz Runco, que foi médico da Seleção Brasileira e do Flamengo, onde trabalhou em quatro copas do mundo, inclusive a de 2002, no pentacampenato brasileiro.

Fisioterapia
A Copa SBRATE receberá o I Simpósio SONAFE de Pelotas, realizado pelo núcleo do Rio Grande do Sul, e terá a presença de fisioterapeutas renomados para debater a Fisioterapia no esporte.

Os doutores José Rubens Zambelli e Lucas da Silva Costa, terão a companhia das doutoras Cíntia Helena Ritzel e Mayara Miranda para abordarem as temáticas da avaliação fisioterapêutica e tomada de decisão clínica; Gestão na Fisioterapia: clube, clínica e eventos esportivos.