PARABÉNS RIO GRANDE PELOS 285 ANOS DE FUNDAÇÃO

155
Vista aérea da cidade do Rio Grande: Foto: Internet.

O Treze Horas orgulha-se de ter muitos ouvintes em Rio Grande e a participação de diversos líderes comunitários, políticos, ouvintes, no programa, é uma constante. Neste sábado, 19.02, quando o município vizinho de Pelotas completa 285 anos de fundação, fica a homenagem da Equipe do Treze e da Rádio da Universidade Católica de Pelotas. Parabéns Rio Grande pelos 285 anos!

COMEMORAÇÕES

Para celebrar o aniversário da cidade mais antiga do estado, a Prefeitura preparou uma série de atividades. Entre elas estão um Te Deum (benção) e a entrega das condecorações da Ordem de Silva Paes. Entre os homenageados está o governador Eduardo Leite, que receberá a Ordem no grau da Grã-Cruz, o mais alto nível da condecoração.

Como já é de costume, a missa será realizada na Catedral de São Pedro, a partir das 17h. O Te Deum é um hino litúrgico recitado por ocasiões especiais cuja cerimônia reúne, tradicionalmente, diversas autoridades locais. Após a missa, será realizado o ato de entrega da Ordem de Silva Paes. O ato acontece na Praça Xavier Ferreira, em frente ao monumento que homenageia o brigadeiro, a partir das 18h.

A entrega das medalhas da Ordem de Silva Paes é uma homenagem e reconhecimento a pessoas e instituições que, no seu dia a dia, ajudaram e trabalharam para construir a história da cidade. Desde 1983, a Ordem tem como patrono o brigadeiro José da Silva Paes, militar português que fundou o município do Rio Grande. As cerimônias de condecorações são realizadas anualmente, na data do aniversário da cidade.

Quem também vai receber a Ordem de Silva Paes:
Grau da Grã-Cruz
Flávio Augusto Viana da Rocha, almirante de esquadra

Grau de Comendador
Anelise Becker, procuradora da República
Danilo Giroldo, reitor da FURG
Dom Ricardo Hoerpers, bispo de Rio Grande
Marcelo Nahuys Thormann, promotor de Justiça do RS
Paulo Fernando Curi Estima; superintendente Portos RS
Renato Guerreiro, presidente da Embrasmar

Grau de Cavaleiro
Conselho de Pastores Evangélicos do Rio Grande (COPERG)
Cristiano Lima de Freitas, coordenador da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA)
Danielle Manczak dos Anjos, historiadora e secretária executiva da Fundação do Rio Grande
Dóris Pinto Ayres Wonghon, pedagoga e coordenadora do Centro de Convívio dos Meninos do Mar
Marco Gaya dos Santos, técnico de enfermagem do Sesi e CCMAR