PALÁCIO PIRATINI COMPLETARÁ 100 ANOS

186
O Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, foi inaugurado em 17 de maio de 1921 – Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Governo abre as comemorações em cerimônia especial na segunda-feira (17/5)

O Palácio Piratini completa 100 anos na segunda-feira (17/5). Para abrir as comemorações do centenário, ocorrerá uma cerimônia especial em formato híbrido, por conta da pandemia, contando com a presença do governador Eduardo Leite, de ex-governadores e de convidados, além de transmissão ao vivo pelos canais oficiais do governo. Na ocasião, ocorrerá o lançamento do site especial do Palácio Piratini, a posse da Comissão Especial do Centenário do Palácio Piratini e a inauguração da galeria dos ex-governantes gaúchos, entre outras atividades.

A comissão foi criada para contribuir com a programação do ano do centenário e no planejamento de benfeitorias à edificação e ao acervo do Piratini. O grupo é formado por técnicos envolvidos nas pautas referentes aos movimentos propostos pela agenda do projeto. Participam do grupo nomes já imersos nos projetos palacianos e convidados de outros setores da estrutura do Estado, além do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), que tem sua fundação ligada ao Piratini.

Salão Negrinho do Pastoreio Fernando Bueno
Salão Negrinho do Pastoreio – Foto: Fernando Bueno

“Todas as ações de aniversário estão sendo pensadas com base em três pilares: acesso ao acervo histórico/cultural, preservação do patrimônio e promoção da memória do Palácio Piratini, que trazem o espírito do que pretendemos ao longo do jubileu de ouro deste patrimônio gaúcho e que merece ser celebrado”, destacou o coordenador da comissão e assessor do Gabinete do Governador, Mateus Gomes.

Por conta da pandemia, todas as atividades foram adaptadas para que sigam os protocolos sanitários. Além disso, o novo site do Palácio Piratini, que entrará no ar na segunda-feira (17/5), proporcionará um mergulho histórico e na atual sede do Poder Executivo gaúcho, sem que o público precise sair de casa.

O site terá linha do tempo, visita virtual e fotos oficiais dos ambientes e do acervo artístico-cultural, entre outros elementos interativos. Em uma segunda etapa, estarão disponíveis sessões com conteúdos especiais voltados à compreensão do espaço e acervo presente no palácio.

“O site será a matriz virtual de todo o conteúdo relativo ao centenário, proporcionando acesso mais amplo a este espaço ainda pouco conhecido pela população”, aponta Gomes.

Vestíbulo principal Fernando Bueno
Vestíbulo principal – Foto: Fernando Bueno

Novo Instagram

Nesta quarta-feira (12/5), entra no ar o novo perfil no Instagram do Piratini: @palaciopiratini. O espaço será dedicado aos 100 anos do palácio e trará conteúdos exclusivos para que todo mundo se sinta próximo e parte das comemorações.