No último dia 20 de agosto, o site do Treze Horas publicou matéria sobre o o 12º ‘aniversário’ da obra de duplicação do trecho sul da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, uma bandeira do programa e uma vergonha nacional em termos de agilidade em relação a entrega de uma importante via estruturante do estado e do país, afinal é um dos acessos ao 5º principal porto do Brasil. https://pelotas13horas.com.br/vergonha-duplicacao-da-br-116-chega-aos-12-anos-de-espera/
O trecho em questão perfaz 212 quilômetros e desde o início da obra física, cerca de 80% foi concluído: 163 quilômetros, alguns ainda com sinalização precária. São dez anos de atraso na promessa de conclusão, prevista inicialmente para 2014. Quatro presidentes da República já passaram pelo poder – Dilma, Temer, Bolsonaro e Lula -, e R$ 2 bilhões foram investidos nos trechos entre os 12 municípios cortados ao longo do caminho.
A PROMESSA DO MOMENTO
A previsão do DNIT, divulgada recentemente, indicava que dos 49 quilômetros restantes, 20 serão liberados ainda em 2024. A conclusão, porém, com a entrega dos últimos 29 quilômetros, só deve ocorrer no final de 2025.
Quem trafega pelo trecho sabe da importância da duplicação da rodovia, tanto para a fluidez do trânsito quanto, consequentemente, para a diminuição drástica no número de acidentes no local. Entretanto, o que era para ser motivo de comemoração, virou uma novela devido a demora da conclusão das obras.
Uma vergonha, como destacou a matéria do Treze Horas do dia 20 de agosto passado. Já são 12 anos desde o início da duplicação e o término ainda deve demorar, pelo menos, mais um ano, conforme o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte (Dnit).
Mais uma vez, a região sul do RS está sendo tratada com desdém pelo governo federal e pelas autoridades envolvidas na área de infraestrutura e transporte do país. Uma região que sempre viveu de migalhas e boicotes por parte das autoridades. Lamentável.