OBRA DA NOVA AVENIDA FERREIRA VIANA COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA, 14

488

Toda a extensão da via de 4,2 quilômetros passará por obras para oferecer mais conforto e segurança às pessoas que se deslocam naquela área da cidade

Obra viária de grande porte, aguardada com expectativa, está com o início marcado para esta quinta-feira (14). Trata-se da requalificação da avenida Ferreira Viana, com 4,2 quilômetros de extensão, do entroncamento com a Juscelino Kubitschek de Oliveira até a ponte do Laranjal. Mais de R$ 4,4 milhões serão investidos, com recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Estão previstas nova pavimentação asfáltica, drenagem, ciclofaixa e sinalização horizontal e vertical.

“A Ferreira Viana é uma das vias que registra o maior movimento de trânsito de Pelotas. Essa requalificação cumpre mais uma etapa do nosso plano de governo e proporcionará mais organização à mobilidade, trazendo mais segurança e conforto para todos”, afirma a prefeita Paula Mascarenhas.

O secretário de Planejamento e Gestão, Roberto Ramalho, cuja pasta será responsável pelo acompanhamento técnico da execução do projeto, destaca a grande obra de drenagem que será executada na via. “Queremos garantir que o asfalto não abra, como vem ocorrendo em dias de fortes chuvas, causando enormes transtornos para a população”, explica.

Plano de execução

Para que as obras viárias causem o menor impacto possível na rotina da população, o trabalho de requalificação será dividido quatro trechos, segundo a Seplag.

– Trecho 01 – o plano de execução se iniciará com a interrupção do tráfego no sentido Centro/bairro, entre as rotatórias do Shopping Pelotas e da avenida República, denominado como Trecho 01. No percurso, serão realizadas escavações para as travessias, instalação dos tubos, envelopamento, construção das caixas, recomposição das valas com aterro do material retirado, e aplicação de massa asfáltica onde as redes foram instaladas.

– Trecho 02 – inicia-se na rótula da avenida República e se estende até a rótula do loteamento Umuharama.

– Trecho 03 – começa na rotatória do Umuharama e se estende até a da Estrada do Engenho.

– Trecho 04 – da rotatória da Estrada do Engenho até a de acesso à ponte do Laranjal sobre o arroio Pelotas. Envolverá redes longitudinais, com a construção de caixas com tampas grelhadas nas margens da ciclofaixa. Além disso, serão realizadas fresagem e aplicação de asfalto em toda a extensão do trecho, com um declive único, visando escoar eficazmente a água da via em dias chuvosos.