
Santa Casa de Misericórdia de Pelotas
MORRE EX-PROVEDOR PAULO PORTO GONÇALVES
.
Faleceu ontem, em Pelotas, o ex-Provedor da Santa Casa dr Paulo Porto Gonçalves, 79 anos. Natural de Cerrito, fez carreira no Banco do Brasil, atuou em sua banca de advocacia e desempenhou importantes atividades administrativas em Pelotas. Incansável com as causas assistenciais, dedicou-se por inteiro à Santa Casa de Pelotas. Liderou inúmeras Campanhas comunitárias e sua voz sempre foi ouvida em delicadas questões da saúde pública na cidade e na Zona Sul. Ele foi Provedor da Santa Casa no período maio de 2015/março de 2017.
.
Casado com Dona Maria Regina Gonçalves, o casal tem cinco filhos: Paulo Ricardo, 56 anos; Alcione, 54; Daniel, 41; Rafael, 39; e Luciano, 32 anos. Paulo Porto Gonçalves atuou durante mais de 30 anos no Banco do Brasil e na advocacia. Aos 9 anos de idade mudou-se para Pelotas, vindo do Cerrito. Era sobrinho do ex-prefeito Vítor Marques Porto, eleito em Canguçu e depois em Pedro Osório, e que era irmão de sua mãe Ema Marques Porto. Ele tinha um grande orgulho de Vítor Marques Porto, que construiu uma das mais marcantes carreiras políticas nos dois municípios.
.
A DOENÇA
Muito discreto e inteiramente ligado à sua família, Paulo Porto Gonçalves combateu a doença sem deixar a sua residência. Ele vinha obedecendo a rigoroso tratamento médico desde 2018 e só saiu de casa para ser submetido a um procedimento cirúrgico por conta de um câncer de pâncreas. Ele faleceu ontem, sábado, em sua casa, às 23:30 horas. O velório foi realizado neste domingo, das 13 até às 16 horas, e seu corpo será cremado nas próximas 48 horas.
.
Aposentado desde 2015, Paulo Porto Gonçalves tinha um irmão e duas irmãs. Orgulhava-se de seus 11 netos, todos eles muito ligados ao Avô. Em sua vida soube valorizar, e muito, os laços da boa amizade, e era vulto por demais conhecido em Pelotas e no Sul do Estado. Paulo Porto Gonçalves costumava recordar passagens de sua meninice no Cerrito, o berço de sua história, e preservou inúmeros laços afetivos com o antigo distrito de Canguçu, depois sede do município de Pedro Osório e, por último, município do Cerrito. (CR).