LUIS ANTÔNIO TAGLE, O PAPABILE DA ÁSIA!

43
O Papa Francisco disse ao Cardeal Tagle: – ” O futuro da Igreja está na Ásia”.
LUIS ANTÔNIO TAGLE, O PAPABILE DA ÁSIA!
Filho de uma chinesa e devoto de Paulo VI.
Um futuro Paulo VII Asiático?
.
Um prato típico da minha terra? ‘- Eu vivi na periferia de Manila durante a maior parte do meu tempo, portanto acostumei-me a uma comida muito popular nos bairros mais miseráveis das filipinas, feita à base de “pés de galinha”. Ele sempre foi o 1º da classe, filho de pais muito modestos na Cidade de Imus, interior das Filipinas, num país asiático com 80 milhões de católicos. Simplicidade e empatia com os mais pobres são os traços que o identificam em seu Continente natal. Ele tem por hábito convidar os mendigos, e com muita frequência, a desfrutarem de sua mesa.
.
Companheiro de trabalho do Arcebispo de Pelotas Dom Jacinto Bergmann em duas importantes Comissões do Vaticano, é doutor em Teologia pela Universidade Católica de Washington.

CONVIVE COM DOM JACINTO

Luís Antônio Tagle, companheiro de trabalho do Arcebispo de Pelotas Dom Jacinto Bergmann em duas importantes Comissões do Vaticano, é doutor em Teologia pela Universidade Católica de Washington desde 1991. Em 2015, por determinação do papa argentino Francisco, foi guindado à presidência da poderosa Cáritas Internacional, e trocou Manila por Roma. O Cardeal Tagle vive repetindo uma frase pronunciada por Francisco durante histórica conversa entre ambos: -” O futuro da Igreja está na Ásia”, disse-lhe o Pontífice. E ninguém desconhece o entusiasmo do ex-arcebispo de Manila por Giovanni Baptista Enrico Antônio Maria Montini, o papa Paulo VI, o que equivaleria a dizer que, se chegar ao Trono de Pedro, Tagle escolherá, ao natural, o nome de Paulo VII.
.
Dom Jacinto Bergmann, Arcebispo de Pelotas, é companheiro de trabalho do Cardeal Luís Antônio Tagle, companheiro de trabalho em duas importantes Comissões do Vaticano.

O prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos desde 2019 nasceu em 21 de junho de 1957, na pequena cidade de Imus, nas Filipinas, e tem 64 anos. Ele foi Bispo de Imus ( 2001/20110; Arcebispo de Manila ( 2011/2019); Cardeal Bispo em 2020; e depois Cardeal-Presbítero. Foi designado Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos no ano de 2019, quando o papa Francisco o retirou de Manila e o levou para Roma.

.
CARDEAL CHITO PARA OS ÍNTIMOS
João Paulo II o tornou bispo em sua terra natal, nas Filipinas. Bento XVI o fez Cardeal e o nomeou para chefiar a Arquidiocese de Manila, a maior Igreja da Ásia. Luis Antônio Gokim Tagle, filho de uma chinesa, gosta de ser chamado de Cardeal “Chito”.
.
O PAPA ROSSO
O hoje prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, um dos escritórios mais importantes e poderosos do Vaticano, fundado em 1622, também é chamado de “papa rosso”, porque supervisiona cerca de 1.100 jurisdições eclesiásticas (1/4 de todas as Dioceses do mundo) e controla vastos recursos financeiros além de imóveis. Ele comanda o Palazzo di Propaganda Fide, edifício projetado por Bernini e que sedia a Congregação para a Evangelização dos Povos, nas proximidades das escadarias da Piazza Espanha. (13 H)