HOSPITAL ESCOLA AVANÇA NA RETOMADA DE CIRURGIAS ELETIVAS

262
Através da realização de diversas medidas para contratação de profissionais, tanto pessoa física, quanto pessoa jurídica, o HE conseguiu captar mais uma profissional, chegando a um quadro com oito anestesistas em atividade. Foto: Divulgação.

As salas cirúrgicas do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), começam a retomar seu funcionamento com a realização de cirurgias eletivas, após um período de diminuição do fluxo em decorrência da falta de médicos anestesiologistas no mercado.

Através da realização de diversas medidas para contratação de profissionais, tanto pessoa física, quanto pessoa jurídica, o HE conseguiu captar mais uma profissional, chegando a um quadro com oito anestesistas em atividade. Esta profissional já possibilitou que o HE retome cirurgias eletivas às quintas e sextas.

O HE também fechou dois contratos recentes com empresas terceirizadas. Uma já iniciou os atendimentos aos sábados e a outra está em fase de recrutamento de equipe para início dos trabalhos nesta sexta-feira, 31.03.

Com estas medidas, será garantido o funcionamento de uma sala cirúrgica para procedimentos eletivos de segunda a quarta-feira e duas salas às quintas-feiras, sextas-feiras e sábados. A prioridade na realização das cirurgias eletivas será dos pacientes oncológicos. Além destas, ainda há uma sala cirúrgica exclusiva para urgências e emergências, destinada ao atendimento 24 horas da maternidade e dos pacientes internados na instituição.

Na semana de 19 a 25 de março, por exemplo, foram realizadas 36 cirurgias – sendo 14 urgências e 22 eletivas. A expectativa é realizar uma média de duas cirurgias por turno em cada sala disponível a partir de agora.

PREFEITURA – A profissional que estava cedida temporariamente pela Prefeitura de Pelotas não está mais atuando junto ao HE. Segue aberto o edital para contratação de serviço de anestesiologia por prazo determinado, para empresas que possam atender a demanda no HE e ampliar a realização de cirurgias eletivas na instituição.

CRONOLOGIA

2020 Afastamento do professor coordenador do PRM em Anestesiologia da UFPel devido a pandemia/problemas de saúde.

2021 Outro professor assume o PRM em Anestesiologia.

01/2022 Beneficência Portuguesa rompe acordo com a Residencia em Anestesiologia é realizado acordo com a PUC RS para o estágio em cirurgias de maior complexidade. Neste momento o Departamento de Cirurgia Geral da UFPel conta com apenas 2 docentes em anestesiologia (1 afastado) e o PRM em Anestesiologia com 6
residentes.

10/2022 A COREME UFPel solicita o cancelamento do PRM em Anestesiologia do HE
UFPel.

11/2022 Os seis (6) residentes em Anestesiologia são transferidos para outras
instituições.

11/2022 Paralisação dos residentes do PRM em Cirurgia Geral da UFPel – devido à falta
de anestesistas e diminuição de produção cirúrgica consequente a diminuição do quantitativo de anestesistas. Tentativa de ampliação do acordo de cooperação entre UFPEL e Santa Casa de Misericórdia de Pelotas para inserção dos residentes em Cirurgia Geral no Centro Cirurgico da Santa Casa, sem sucesso.

01/2023 Processo Seletivo Simplificado – 02/01/2023 – 5 vagas anestesiologistas, sem
sucesso. Primeira dispensa de licitação para contratação de serviço de anestesiologia: a
empresa contratada apresentou problemas técnicos na execução do contrato, evoluindo para a rescisão contratual. Segundo processo de Dispensa de Licitação para contratação Serviço de Anestesiologia: foi fracassado, a empresa participante não apresentou escala
de profissionais e foi desclassificada.

02/2023 Descredenciamento do PRM em Cirurgia Geral da UFPel pela CNRM Aposentadoria de um dos docentes de anestesiologia da UFPel Processo de chamamento público para contratação emergencial de Serviço de Anestesiologia: foi contratada a empresa ANESPE para prestação de serviço de anestesia, pela disponibilidade da empresa a execução do contrato está sendo nas 12h diurnas dos sábados. Cedido médico anestesista da Prefeitura Municipal de Pelotas para atendimento a procedimentos oncológicos.

03/2023 Processo Licitatório para contratação Serviço Anestesiologia – assinado contrato em 22/03/2023 com IDEC. A prestação de serviço iniciará no dia

31/01/2023, com serviço de anestesiologista de segunda a sábado, 12h diurnas. Fim da cedência do médico anestesista da PM Pelotas. Processo Licitatório da Prefeitura Municipal de Pelotas para contratação Serviço Anestesiologia para atendimento no HE UFPel – Deserto
Processo Seletivo Simplificado até 07/03/2023 – 5 vagas 01 Médica anestesista contratada 24h- atuando quintas e sextas feiras (12h diurnas)

SITUAÇÃO ATUAL
09 médicos anestesistas concursados (1 afastado)
01 sala cirúrgica para procedimentos eletivos de segunda a quarta-feira
02 salas às quintas-feiras, sextas-feiras e sábados.
01 sala cirúrgica exclusiva para urgências e emergências, destinada ao
atendimento 24 horas da maternidade e dos pacientes internados