DRIVE AMBIENTAL DISTRIBUI MAIS DE MIL MUDAS DE PLANTAS NATIVAS

47
Drive-thru ambiental movimentou o Parque da Baronesa. Fotos: Michel Corvello.

Ação conjunta entre a prefeitura e o programa Treze Horas movimentou o Parque da Baronesa neste sábado.

O Parque da Baronesa recebeu neste sábado um drive-thru diferente. Não era de vacinação contra a Covid tampouco para pegar um lanche. A fila de carros que se formou durante o dia era para receber mudas de árvores. O projeto Pelotas, Verde, Frutífera e Multicolorida,  uma iniciativa entre a prefeitura e o programa de rádio 13 Horas distribuiu aproximadamente 1.400 mudas de plantas nativas, como pitangueira, goiabeira, araçazeiro e murta. Também houve a distribuição de exemplares do Guia de Arborização do Município. A ação integra o Ciclo Verde Pelotas, programa municipal de plantio e manejo arbóreo. 

“Que o sucesso da ação nos estimule a novas iniciativas e que ficamos muito satisfeitos com a receptividade dos pelotenses a esse convite para tornarmos a cidade mais verde”, afirmou a prefeita Paula Mascarenhas.

O professor Mateus Levandowski levou a filha Helena, de três anos, para aproveitar o dia em meio ao verde e garantiu suas mudas. “Iniciativas como estas são ótimas porque estimulam a valorização do parque e desperta a consciência ambiental. Estamos levando duas mudinhas uma pra ela e outra mãe plantar”, contou Mateus.

A empresária Maria Sotoriva destacou a necessidade de se reflorestar os espaços urbanos. “É importantíssimo porque do jeito que estão desmatando, a gente tem que replantar, fazer alguma coisa e essa doação é ótimo”, avaliou Maria.

O secretário de Qualidade Ambiental (SQA), Eduardo Schaefer, ressaltou que a união de esforços pela conscientização ambiental dá resultado e é muito bem acolhido pela comunidade. “A gente viu pelo movimento que acertamos muito com essa parceria. Como se conseguiu chamar a atenção da população e como a comunidade se engaja nessas causas nobres, basta a gente oportunizar isso”, disse Schaefer. O titular da SQA destacou a importância de uma rede de parceiros para ampliar as ações ambientais.

Para o diretor do programa Treze Horas, o jornalista Clayton Rocha, a imprensa tem o papel de estimular e propagar esse tipo de ação. “É Precisos observar, chamar as autoridades constituídas e dialogar em altíssimo nível, independente de questões ideológicas porque o que interessa é a cidade de Pelotas. Tivemos envolvimento do município, determinação férrea, sintonia e o resultado está aí”, avaliou Rocha.

Drive-thru ambiental movimentou o Parque da Baronesa. Fotos: Michel Corvello.