DESTAQUE DE SÁBADO: JANDIR BARRETO

374
Jornalista Jandir Barreto: a primeira voz da R.U.

O ano era 1967 e a Rádio Universidade – A R.U. como ficou conhecida – entrara em caráter experimental. Somente música ia ao ar para que os últimos ajustes fossem feitos antes de a emissora – 1160 AM – entrar em definitivo na casa dos pelotenses.

Então, no dia 25 de julho de 1967, o microfone foi aberto e uma voz imponente foi ao ar pela primeira vez: trata-se do jornalista e professor (aposentado do IFSUL) Jandir Barreto. Barreto também foi professor do curso de Jornalismo da UCPel. Foi ele o primeiro locutor a utilizar um microfone e repassar as primeiras informações ao público ouvinte, que já acompanhava a R.U. em seu período experimental. Jandir Barreto também frequentou inúmeras vezes o programa Treze Horas, com sua dicção perfeita e um português fluente e impecável. O nosso ‘Destaque de Sábado’ não poderia deixar de lembrar aquele que foi o precursor de tudo, pois sem som, sem uma voz, o rádio simplesmente inexiste. A homenagem do Treze Horas ao jornalista Jandir Barreto.

Jandir Barreto participando do Treze Horas – sentado entre o jornalista José Ricardo Castro e o advogado Fábio de Moura. Programa coordenado pelo jornalista Luiz Carlos Vaz.

R.U.

Ao longo dos anos a Radio Universidade procurou levar aos seus ouvintes o melhor do jornalismo e esporte local, regional e nacional. Faz ano a ano a cobertura esportiva dos campeonatos estaduais e brasileiro, transmitindo todos os jogos da Dupla BRA-PEL. A emissora mantém uma equipe profissional e um grupo de jovens estagiários oriundos do curso de Jornalismo da UCPEL e procura se manter atualizada nos principais acontecimentos de Pelotas da região, do estado e do mundo e o Treze certamente é parte deste contexto de maneira decisiva e importante.

A emissora pode ser sintonizada no dial AM 1160 kHz, ZYK 273 e também pela internet no www.ru.ucpel.edu.br  e em smartphones. Com potência de 2,5 KW, a RU é uma emissora de integração regional, presente em 14 municípios da Zona Sul do estado e preparando-se para migrar para a FM.