DESTAQUE DE SÁBADO: CESAR BORGES

323
Médico neurocirurgião e ex-reitor da UFPEL, Antônio Cesar Gonçalves Borges, é um colaborador do Treze Horas.

O nosso ‘DESTAQUE DE SÁBADO’ é um Artigo, um pedido, um alerta do médico Cesar Borges, com larga atuação comunitária em Pelotas. O texto enviado por ele ao Treze Horas, passa a ser o nosso destaque desta sábado, em meio a pandemia que o mundo enfrenta.

PEDIDO URGENTE: AJUDE NA GUERRA CONTRA O VÍRUS

Antonio Cesar G. Borges, médico.

Estamos numa guerra silenciosa e triste contra o novo coronavírus, invisível, poderoso, extremamente ágil, o vírus ataca sem avisar e com armas potentes que ninguém sabe como funcionam, escondendo-se no ser humano e alguns dias após causando uma síndrome respiratória (COVID 19) que pode causar a morte. Devido a escassez de testes específicos ninguém sabe quem está carregando o coronavírus. Então, para reduzir a sua transmissão  é preciso ficar em casa e lavar as mãos frequentemente.

Entretanto, muitos doentes necessitam da assistência de médicos, de enfermeiros, de técnicos de enfermagem e de pessoas encarregadas da limpeza, da  alimentação e de funcionários de outros setores nos hospitais. Nessa epidemia a saúde desses dedicados e corajosos profissionais precisa ser preservada. Porém, sem equipamentos de proteção eles poderão ser infectados, serem afastados por doença e ainda se tornarem  transmissores do vírus por onde andarem.

Certamente no início da epidemia o número de infectados e de doentes irá aumentar e todos deverão ajudar uns aos outros, desde doações de alimentos e remédios para os mais pobres, até apoio à aquisição de respiradores artificiais e produção de equipamentos de proteção individual para os hospitais da cidade.

É sabido que os incansáveis trabalhos das autoridades da Saúde e as medidas por elas implantadas não serão suficientes para reduzir os dados produzidos pelo coronavírus. Na quarta feira última (1º de abril) o Ministro da Saúde informou que os respiradores e os equipamentos de proteção adquiridos na China não chegarão em data prevista. Enquanto isso a epidemia avança.

Portanto, urge a ajuda de todos nós para a proteção daqueles que trabalham na linha de frente dessa luta. Por isso, solicitamos a  ajuda da comunidade pelotense, e especialmente  das gráficas e do comércio local, para a doação de insumos para a confecção de protetores para a face  (face shield). Esses equipamentos estão sendo produzidos pela Força Tarefa do Curso de Design do Centro de Artes da UFPel  e serão disponibilizados para o  Hospital Escola  da UFPel (hospital de referência para pacientes graves da COVID 19) e também para o Pronto Socorro, para unidades de saúde, para  UPA’s e para os  demais hospitais da nossa cidade.

Os insumos necessários são:  Lâminas de Acetato A4 ou superior(espessura aprox. 0,3 mm); Chapas de acrílico  4 mm; Rolo de elástico largura entre 25 e 35 mm;  Espuma D33 (espessura 3 cm) e  Rolos filamento PLA 1.75 , 1 kg para impressora 3D e Cola para Isopor. Note-se que cada  lâmina transparente de acetato permite confeccionar 12 máscaras (face shield) capazes de proteger 12 pessoas que trabalham expostas ao vírus  nesses setores da saúde.

As doações devem ser encaminhadas para o  CAMPUS 2 da UFPel, Rua Barroso, n° 1202,  aberto 24 horas, as quais irão contribuir para prevenir a contaminação do coronavírus e salvar a vida de profissionais da saúde,de parentes,de  amigos e de desconhecidos, irmãos de todos nós.

(Em caso de dúvidas entrar em contato com [email protected])

Antonio Cesar G. Borges, médico. CRM-RS 5022