DEPUTADO ARTHUR LIRA-PP/AL ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA – Podcast

126
Arthur Lira presidirá a Câmara dos Deputados no biênio 2021-2022 Fonte: Agência Câmara de Notícias

Com 302 votos, Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados em 1º turno

Com 302 votos, o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados em primeiro turno para o biênio 2021-2022. Como ele obteve a maioria absoluta (metade mais um) de votos dos presentes, não haverá um segundo turno. Em seguida, ele tomará posse e conduzirá a apuração dos votos para os demais membros da Mesa Diretora. Arthur Lira obteve 302 votos, contra 145 de Baleia Rossi. Votaram 503 deputados.

Em seu discurso antes da votação, Lira defendeu a previsibilidade na análise das propostas. Segundo ele, haverá reunião de líderes das bancadas às quintas-feiras a fim de elaborar a pauta, com a definição dos relatores, respeitada a proporcionalidade partidária.

Podcast – DEPUTADO ARTHUR LIRA-PP/AL ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA – Rádio Câmara

Neutralidade
Ao fazer seu discurso de posse, Lira o fez de pé. “Faço questão de iniciar esta jornada como os senhores estão vendo, de pé, em homenagem a todos os presentes, a todos os partidos, aos que votaram e não votaram em mim”, declarou. Ele prometeu respeitar “as forças vivas desta Casa Legislativa e a proporcionalidade”. Lira disse que a política tem uma dívida com o povo brasileiro, conclamando os partidos a buscar pontos mínimos e comuns para ajudar os brasileiros a enfrentar a pandemia. Ele também defendeu a vacinação. O novo presidente da Câmara dos Deputados prometeu ainda ouvir todos os lados e destacou o simbolismo da arquitetura da mesa dos trabalhos, que se encontra no meio das duas tribunas de oradores, destacando a natureza coletiva do trabalho.

Demais candidatos
Em segundo lugar na eleição, ficou o deputado Baleia Rossi-MDB/SP, com 145 votos. Em seguida, aparecem Fábio Ramalho-MDB/MG, com 21 votos; Luiz Erundina-PSOL/SP, com 16 votos; Marcel van HAttemNOVO/RS, com 13 votos; André JAnones-AVANTE/MG, com 3 votos; Kim Kataguiri-DEM/SP, com 2 votos; e General Peternelli-PSL/SP, com 1 voto. Também foram registrados 2 votos em branco.

Fonte: Agência Câmara de Notícias