CURIOSIDADES SOBRE O ETANOL ORIUNDO DO ARROZ E DE OUTROS CEREAIS – Podcast

379
Engenheiro Químico, Jeferson Arley Martins, da Lindner no Treze Horas da última segunda-feira, 06.02. Foto: Clayton Rocha

O Treze Hora recebeu as visitas de Jeferson Arley Martins, engenheiro químico da Lindner Techno Systems – https://www.lindnerts.com.br/ , que concedeu entrevista sobre o aproveitamento do arroz e dos mais diversos cereais, para a utilização na fabricação de etanol. Arley percorre o Brasil representando uma ideia com cunho ambiental, econômico sustentável e alternativa para diversas cadeias oriundas da produção agrícola. Ele estava acompanhado de Celio Uliana – comercial da Lindner – e do especialista no tema, José Nei Telesca Barbosa. Confira a entrevista no Podcast abaixo e também saiba mais sobre Etanol e a Lindner:

CURIOSIDADES SOBRE O ETANOL DE ARROZ E OUTROS CEREAIS – Podcast

Curiosidades sobre o etanol de cereais:

–  O maior produtor de etanol do mundo são os Estados Unidos da América, que produz sozinho mais de 53% da produção mundial, e utiliza como principal matéria prima o milho (95%).No Brasil, para a safra 2023, está previsto uma produção acima dos 5 bilhões de litros de etanol a partir de cereais, ou seja cerca de 15% da produção total do país.

– Durante o processo de produção de biocombustíveis, primeiro se captura o gás carbônico da atmosfera por meio do crescimento das plantas e da biomassa, depois transporta-se os grãos para serem convertidos em combustível, óleo e farelo, ficando raízes, caules e folhas no campo o que torna o balanço de carbono positivo, os chamados créditos de carbono, ou seja, vai ser liberado muito menos carbono à atmosfera do que se tivéssemos utilizado gasolina ou diesel.

– Quando se faz o etanol a partir de cereais, obtemos um subproduto denominado DDGs que é um concentrado proteico utilizado para ração animal que incrementa o ganho de peso, melhora o sabor da carne e reduz o custo da ração.

– O etanol de cereais pode ser utilizado, além de como combustível, como insumo para indústria farmacêutica e alimentícia.

– O etanol de cerais é a matéria prima para bebidas como saquê, Vodka entre outros. Existem tecnologias brasileiras sendo desenvolvidas, a célula combustível, que é ambientalmente muito mais limpa do que o carro elétrico e usa como combustível o etanol.

– É possível fazer etanol com as fibras (celulose e hemicelulose), denominado etanol de segunda geração, essa tecnologia se aplica à casca do arroz, palhas, bagaços e outros resíduos.

– O Brasil é importador de gasolina e também de etanol de cereais e por outro lado somos um dos maiores exportadores de milho do mundo, para a safra 2022/23 a CONAB estima que iremos exportar cerca de 44.000.000 de toneladas deste grão.

– Com as adequações de leis e órgãos reguladores os produtores de etanol podem vender sua produção diretamente aos postos de combustíveis, conseguindo assim o biocombustível chegar em um preço mais acessível ao consumidor final.

– País desenvolvidos premiam o biocombustível, ou sejam, os cidadãos conscientes e preocupados com as causas ambientais pagam a mais pelo etanol. No Brasil infelizmente as pessoas só abastecem o biocombustível se o mesmo está a menos de 70% do valor da gasolina, embora carros mais modernos chegam a fazer próximo dos 80% de rendimento.

– Quando você abastece com etanol você está contribuindo para o meio ambiente, gerando empregos no interior, estimulando a agricultura familiar, a pecuária, agricultura, o comércio local e estimulando a geração de empregos, reduzindo a criminalidade.

– O maior consumo de cereais é para a ração de animais, ao fazer o etanol você converte o amido, um carboidrato no biocombustível, e concentra a proteína que será utilizada na alimentação animal, reduzindo assim os custo de logística para os pecuaristas.

– O estado do Mato Grosso, seguido por Goiás, são os estados que mais produzem etanol de cereais no Brasil tendo empresa que produzem deste 12.000 L por dia até as que produzem 3.000.000 L por dia.

– Cidades do Mato Grosso onde estes empreendimentos se instalaram apresentam taxas de crescimento em torno de 10% ao ano.

LINDNER

A Lindner Techno Systems foi fundada no ano de 2000, e durante mais de 20 anos ela atua de forma progressiva e inovadora, oferecendo otimização, reaproveitamento de recursos e melhoria na qualidade de vida através de seus produtos únicos no mercado.

A empresa constantemente investe em novas tecnologias para oferecer propostas que melhor se adéquem as necessidades dos clientes, atendendo suas exigências e gerando fluxo de renda nos mais diversos setores tanto no Brasil quanto no exterior.

Os equipamentos fabricados pela Lindner Techno Systems são 100% nacionais e apresentam alta qualidade e tecnologias inovadoras. Acreditamos que a sustentabilidade e o desenvolvimento devem caminhar juntos no objetivo de construir um futuro promissor para a humanidade e para o nosso planeta.