Completa 100 anos neste dia 13 de novembro, o Dr. Clóvis Gotuzzo Russomano, um símbolo da advocacia pelotense e do RS. O Treze Horas congratula-se nesta data e transmite os parabéns ao ilustre amigo e vizinho durante vários anos no Edifício Banlavoura. Parabéns Dr. Clóvis.
Podcast: Ouça a entrevista do Dr. Clóvis Russomano ao Treze Horas de 13.11.2024
ENTREVISTA ESPECIAL COM O DR. CLÓVIS GOTUZZO RUSSOMANO.
Dr Clóvis:- Mozart Víctor Russomano e Alberto Rodrigues de Souza são símbolos jurídicos da Cidade de Pelotas!
__________________________________
.
Durante 20 minutos, no dia de seu Centenário, confessando-se ouvinte do 13 Horas, ele discorreu sobre o seu amor à advocacia, saudou colegas de Faculdade de Direito, e disse que ” ainda trabalha em casa”.
.
Clóvis Gotuzzo Russomano lembrou que foi ” aluno” da Faculdade de Direito durante 5 anos, na “Era do Dr Bruno”, uma Faculdade consagrada que teve Bruno de Mendonça Lima no seu comando durante 35 anos. Ele fez algumas saudações especiais dedicadas aos professores José Rodrigues Gomes Neto, ” um grande amigo”; e ao doutor José Gilberto da Cunha Gastal, “outra amizade sólida”, professores da Casa e seus colegas de carreira docente. Clóvis disse ainda que Mozart Víctor Russomano e Alberto Rufino Rosa Rodrigues de Souza marcaram época na Faculdade de Direito, na docência, através de um alto brilho pessoal e jurídico, e ainda no país e no exterior. ” Entendo que Pelotas continua devendo uma “grande homenagem” ao Mozart, ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, TST, e vulto reconhecido em vários Continentes, arrematou Clóvis Gotuzzo Russomano.
.
A HISTÓRIA CENTENÁRIA DO DR CLÓVIS.
.
Clóvis Gotuzzo Russomano nasceu em 13 de novembro de 1924, às 16 horas, na rua General Osório, 906; estudou no Colégio Gonzaga, tendo feito pré jurídico no Colégio Pelotense. Formado na Faculdade de Direito da UFPel, ficou responsável pela parte trabalhista do escritório de seu pai Vicente Russomano. Casou-se com Therezinha Russomano, tendo 3 filhos, 4 netos e 1 bisneto. Tendo assistido ao desenvolvimento do Século XX, na era da galena, (um rádio rústico), tornou-se ouvinte das emissoras de rádio, especialmente as AM, e confessou-se apreciador do Debate 13 Horas da Universidade Católica de Pelotas AM.
.
Clóvis Gotuzzo Russomano lê muito, ouve rádio, exerce a advocacia em casa, ” aos 100 anos de idade”, e recebe permanentes sinais de carinho de seus familiares, que estão sempre ao seu lado. E Martha, sua dedicada filha, cuida de seus contatos telefônicos com inúmeras pessoas, ciente de que o seu pai é um dos homens mais bem relacionados da Cidade de Pelotas.
.
A sobremesa de seu Centenário, a título de exemplo, foi preparada especialmente para ele por Monica Russomano, filha de Gilda e de Mozart Víctor Russomano, sobrinha, amiga e grande admiradora do ” Tio Clóvis”. A Lampreia d’ovos veio de Porto Alegre e trata-se de uma receita histórica de ” outros tempos”, sendo que Mônica aprendeu a prepará-la com o apoio de sua Mãe, Gilda Maciel Correa Meyer Russomano. A família Russomano é grande apreciadora desse doce que marcou época na Princesa do Sul de outras épocas, e que hoje é considerado uma “raridade” na “Capital Brasileira do Doce”.
(13 H)