Do site: Aeroin – Por Juliano Gianotto – 20 de setembro de 2022
Na última quinta-feira, 15 de setembro, a prefeitura de Pelotas, recebeu representantes da concessionária CCR Aeroporto para discussão dos planos de ampliação dos serviços aéreos na cidade e também do terminal. Além do assunto, a empresa manifestou o intuito de manter a parceria com o Município, garantindo a permanência da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Frederico Ozanan no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto.
O prefeito em exercício e secretário de Desenvolvimento Rural, Idemar Barz, destacou a importância da escola para a comunidade e afirmou que Pelotas é um grande polo universitário, possibilitando os investimentos na área do transporte aéreo para a região.
“A Frederico Ozanan é uma instituição de ensino que atende os moradores daquele local há muitos anos, tornando-se muito tradicional e importante para aquela comunidade. Além disso, hoje temos um expressivo número de estudantes universitários de diversas regiões do país, os quais rotineiramente precisam se deslocar até a capital para pegar um voo”, afirmou.
Segundo a gerência operacional da CCR, a permanência da escola é um dos principais pontos defendidos pela gestão, bem como a notável existência de um potencial número de passageiros na região, que prevê um crescimento em infraestrutura, capacidade e recebimento de voos na unidade aérea.
Os gestores destacaram, ainda, a possibilidade de ampliação do aeroporto, redimensionando espaços, como o saguão de embarque, e inserindo estabelecimentos comerciais no local.
Também foi pauta da reunião as características turísticas do município que, devido à tradição doceira e ao patrimônio histórico, reconhecidos nacionalmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), fomentam o investimento em turismo em Pelotas e na região sul.
Atualmente o aeroporto possui voos semanais da Azul Linhas Aéreas, ligando a cidade a Porto Alegre, e também rotas semanais da Gol Linhas Aéreas, até Guarulhos, em São Paulo, inaugurados no começo do ano.