ARTIGO – SOUS LE CIEL DE PARIS

429
SOUS LE CIEL DE PARIS
.
Ivon Carrico*
.
Eram tempos incertos em Paris. O Rei Louis XVI era indeciso, inepto e fraco. Por sua vez, a Rainha Marie Antoinette – que era uma arrivista (viera da Áustria) esbanjava e torrava o dinheiro do erário público. Promovia festas, saraus e concertos no Palácio de Versailles.
.
O Poder, na verdade uma ‘confraria’, era composto pela Realeza, o Clero e a Nobreza. Naquela época, o Palácio de Versailles abrigava uns 5.000 comensais, dessa turma. Tudo ‘free’. O Milton Friedman, Nobel de Economia/1972 e, que afirmara que ‘não havia almoço de graça’, ainda não havia nascido.
.
O Clero era o mais poderoso desse grupo de privilegiados. Com suas togas, digo, batinas, mandava e desmandava. Aproveitando a tibieza do monarca esses Religiosos requeriam direitos e vantagens para os seus.
.
Assim, os Clérigos não pagavam nenhum tributo e eram contemplados – ainda – com uma série de penduricalhos, como suntuosas propriedades. O mais famoso desses Representantes foi o Cardeal Richelieu, anterior ao Reinado do Louis XVI.
.
Em uma oportunidade, bem antes da Coco Chanel ou do Yves Saint-Laurent, abastado Religioso lançou moda ao desfilar pelos salões de Versailles com uma inovadora peruca, dizendo que os amigos do Rei seriam contemplados com um exemplar deste acessório.
.
Naquela época os franceses, ainda, não usavam gravata, a qual fora inventada – tempos depois – pelos croatas. Por isso os súditos reais não puderam recebê-las.
.
Já, a Nobreza…Bem, eram linhagens de gerações que se serviam do Estado francês. Famílias inteiras. Pai, mãe, filhos, genros, noras, amantes pendurados em verdadeiras sinecuras. Do Vale do Loire à Côte d’Azur, do Jura à Normandia.
.
A Realeza, todavia, com a Revolução – em 1789 – acabou o seu Reinado e, toda essa turma foi pro saco, ou melhor, pra guilhotina. Inclusive, a extrema direita da época, personificada no Maximilien Robespierre. Vive la Republique!!
.
*Ivon Carrico é pelotense, mora em Brasília, atuando na administração há quase 50 anos. Atuou na ANVISA e na Presidência da República. Brasília – 08/02/2025