ARTIGO – MEMÓRIA DO RÁDIO DO RS

95
MEMÓRIA DO RÁDIO DO RS
.
Clayton Rocha*
.
Oiara Santos almoçava comigo no Batuva, num domingo. Pedi a ela que falasse com a Maria Clara, esposa do Flávio Alcaraz Gomes. Eu prometera aos estudantes de Jornalismo da UFPel algumas palestras com profissionais de alto brilho. Na condição de Chefe de Imprensa da Universidade, sempre levei isso muito a sério. Tanto, que criei o “Ciclo Permanente de Palestras” no período 1980/2012. Celebridades estiveram aqui: Darcy Ribeiro, Flávio Fava de Moraes, Reitor da USP; Nuno Cobra, preparador de Ayrton Senna; Aloisio Mercadante, Nélson Jobim, Ruy Carlos Ostermann, José Paulo Bisol, Leonel de Moura Brizola, Alceu Collares, João Saldanha, Tarso Genro, etc etc.
.
Pois bem, que se volte ao projeto Flávio Alcaraz Gomes na UFPel! Oiara, Viúva do Cândido, conversou com a mulher do Flávio naquela noite de domingo, tão logo chegou a Porto Alegre. A Maria Clara conversou com o Flávio e este enviou-me seu telefone pessoal. Recebi o número na segunda-feira pela manhã e disse aos estudantes que a palestra estava muito bem encaminhada. Estranhamente, não liguei ao Flávio. Resolvi dar um tempo! Três ou quatro dias depois, saindo do Anglo, telefonei ao Flávio Alcaraz Gomes. Uma voz de mulher atendeu-me. Apresentei-me e pedi para falar com o consagrado jornalista, (havíamos trabalhado em parceria, quando João Paulo II visitou P. Alegre em 1980). A resposta da mulher que atendeu o telefone permanece viva em minha mente até hoje. Ela disse-me: – “meu senhor, o dr. Flávio acaba de falecer”.
.
Contei isso, hoje, no 13 Horas, ao Raul Ferreira, diretor do Jornal do Almoço da RBS TV em P Alegre. E disse-lhe que, no ato, ainda impactado, entrei no ar – pela Rádio Universidade Católica de Pelotas – tendo transmitindo, em primeira mão para o RS, a notícia de sua morte.
.
Desde dezembro do ano passado, quando deixei a Universidade Federal de Pelotas, depois de 37 anos de casa, afastei-me do “Ciclo de Palestras”. Pois estou sugerindo aos estudantes de Jornalismo: assumam este Projeto. Mantendo este “Ciclo de Palestras” durante todo o ano, e propiciando aos estudantes em geral palestras de qualidade. ( Vale como sugestão. E fico agradecido pelas atenções recebidas até 2012. Meu mundo é outro, a partir de agora.
.
*Jornalista e coordenador do Treze Horas há 46 anos.