ARTIGO – BEM VINDOS AO FUTURO

110
A partir desta quarta (20), o Cais Mauá, em Porto Alegre, deve receber mais de 24 mil pessoas no South Summit Brazil 2024 – Foto: Lauro Alves/Secom

BEM VINDOS AO FUTURO

Eduardo Leite*

Atrás do muro da Mauá, na faixa entre a parede de concreto erguida na década de 1970 e o Guaíba, fervilha o maior evento da América Latina voltado à inovação e ao empreendedorismo. É o South Summit Brazil, que começa nesta quarta (20) e vai até sexta-feira (22), oferecendo uma gama de oportunidades, interações, negócios, crescimento e um pôr do sol que muitos acreditam ser o mais bonito do mundo.

O evento chega à sua terceira edição com muitas novidades. Ele cresceu em diversos aspectos, com o objetivo de, cada vez mais, se estabelecer como um dos principais hubs de conexão e geração de negócios. E é aqui, neste ambiente inovador, que espero ver vocês nos próximos dias.

Este é um convite para desfrutar do espaço físico ampliado de 22 mil metros quadrados, em 2023, para os atuais 38 mil metros quadrados, tudo para oferecer infraestrutura que garanta conforto térmico e acústico para as mais de 24 mil pessoas que esperamos – um público 10% superior à edição passada.

A Competição de Startups, considerada uma das grandes atrações, contou com 2.050 inscritos de 81 países de todos os continentes. Desse grupo, foram selecionadas 47 finalistas, que se apresentam durante o evento. Também são aguardados mil investidores e 140 fundos de investimento nacionais e internacionais. Além disso, a terceira edição terá 600 palestrantes, 7 mil empresas e 3 mil startups – que não entraram na disputa.

Quando somados todos os fundos que estarão presentes no evento, a carteira ultrapassa 200 bilhões de dólares. Isso mostra a força do South Summit Brazil e enche de expectativa os empreendedores que estão em busca de algum tipo de investimento.

Apesar de as atividades ocorrerem em grande parte no Cais Mauá, nos orgulhamos, como correalizadores, de ter feito com que o SSB derrubasse barreiras e chegasse às periferias com 12 atividades, como palestras, prestação de serviços, competições, mentorias e incentivos à economia circular voltadas aos mais diversos grupos sociais. Não nos limitamos a um único espaço e nem aos seus três dias de programação oficial. Buscamos impactar mais e mais, ampliando possibilidades e estabelecendo conexões.

Assim, a Porto Alegre global – que atrai gente de todas as partes do mundo e reúne diferentes línguas e culturas; que recebe público e startups de mais de 80 países – coloca nesse Estado, que sempre se orgulhou do seu passado, a possibilidade de olhar para o horizonte com ainda mais confiança. Afinal, o futuro nos une.

No ano passado, escrevi que as centenárias pedras do Cais Mauá, povoadas por milhares de pessoas de diversos sotaques, das mais longínquas procedências, resgatavam a vocação de um porto que é, mais do que despachar, acolher quem chega.

E é imbuído desse espírito que digo: sejam bem-vindos ao Rio Grande do Sul. Sejam bem-vindos a Porto Alegre. Sejam bem-vindos ao South Summit Brasil 2024.

*Eduardo Leite, governador do Estado